Erros Fiscais, Como resolver?

Esta FAQ reúne as dúvidas e principais soluções para erros fiscais encontrados no processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos (NF-e e NFC-e) através do PDV.


1. ERROS LIGADOS AO CERTIFICADO DIGITAL E ASSINATURA

202 – Falha no reconhecimento da autoria ou integridade do arquivo digital

O que significa? Há problemas com a assinatura digital do documento fiscal — geralmente, o arquivo foi alterado após assinado ou o certificado está incorreto/expirado.

Solução:

  • Verifique se o certificado digital do PDV está válido e corresponde ao CNPJ emissor.

  • Substitua ou renove o certificado, se necessário.

  • Reemita o documento fiscal.

213 – CNPJ-base do emitente difere do certificado digital

O que significa? O certificado digital não pertence ao CNPJ emissor.

Solução:

  • Suba o certificado digital correto no sistema (tanto no Invoicy, quanto no PDV).

  • Sincronize as informações ("baixar tabelas").

  • Reemita o documento.

290 – Certificado de assinatura inválido

O que significa? O certificado usado expirou, foi revogado ou apresenta alguma incompatibilidade.

Solução:

  • Valide prazos, situação cadastral e senha do certificado digital.

  • Troque/renove o certificado caso tenha expirado.

  • Reemita a nota após correção.

293 – Erro na cadeia de certificação

O que significa? Problema na hierarquia de autenticação do certificado — pode faltar certificado intermediário no sistema do PDV.

Solução:

  • Consulte seu responsável técnico para inserir eventuais cadeias de autenticação.

  • Reinstale o certificado e reemita o documento.


2. ERROS RELACIONADOS AO CNPJ/EMITENTE

231 – IE do emitente não vinculada ao CNPJ

O que significa? A Inscrição Estadual informada não está corretamente associada ao CNPJ no cadastro.

Solução:

  • Peça ao contador para regularizar esse vínculo junto à SEFAZ.

  • Atualize o cadastro do emitente e tente novamente.

781 – Emissor não habilitado para emissão

O que significa? O CNPJ da empresa não está habilitado na SEFAZ estadual para emitir nota fiscal.

Solução:

  • O contador deverá validar junto à SEFAZ o motivo da pendência.

  • Regularize a situação cadastral do CNPJ no órgão competente.

  • Após regularização, reemita a nota fiscal.


3. ERROS DE CFOP E TRIBUTAÇÃO

225, 374, 396, 725, – Erros de CFOP

Exemplos:

  • 225: "CFOP elemento is invalid"

  • 374: "CFOP incompatível com o grupo de tributação"

  • 396: "CFOP não permitido para o CSOSN"

  • 725: "NFC-e com CFOP inválido"

O que significam? O CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) está errado, incompatível com a operação ou não aceito para aquela tributação específica.

Solução:

  • No PDV, acesse o menu “Administrativo” > “Filiais” > “Editar Filial” > “Grupo de Tributos”.

  • Selecione o grupo desejado.

  • Revise o CFOP com a ajuda do contador e ajuste conforme a operação correta.

  • Salve as alterações e tente emitir novamente.


4. ERROS DE NCM

778 – NCM inexistente

O que significa? O código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não existe ou não está válido para o produto.

Solução:

  1. No PDV, acesse o cadastro de produtos.

  2. Localize o produto em questão.

  3. Acesse o menu de impostos/modificadores e preencha o campo NCM corretamente, copiando de uma fonte oficial ou consultando o contador.

  4. Salve.


5. ERROS NO MEIO DE PAGAMENTO

899 – Informado incorretamente o campo “meio de pagamento”

O que significa? A forma de pagamento informada não está de acordo com o padrão exigido na transação.

Solução:

  1. No PDV, acesse “Administrativo” > “Formas de Pagamento”.

  2. Desça até a opção de classificação do movimento interno.

  3. Edite a forma envolvida, ajuste a “classificação de movimento interno” (ex: selecione “outros”, “dinheiro” ou “99” conforme a operação).

  4. Grave e tente novamente.


6. OUTROS ERROS RECORRENTES

Erro: Emissão em contingência bloqueada para o emitente (SP)

Solução:

  • Reemitir a nota normalmente.

217 – NF-e não consta na base da sefaz

Solução:

  • Atualize os Grupos de Tributos da Unidade:

    • Abra outro navegador/aba, vá no menu "Administrativo" > "Filiais".

    • Para cada grupo de tributos cadastrado (ex: 1, 2, 5, 10, etc.), clique no ícone de tributos e depois no botão Gravar.

    • Faça isso para todos os equipamentos e grupos de tributos da sua unidade.

Esse procedimento força o sistema a atualizar os tributos de todos os terminais ligados àquela filial.

  • Identifique o Equipamento Correto (Série do Dispositivo):

    • Na plataforma do PDV legal, confira a série de cada equipamento de venda.

    • Acesse o dispositivo correto (aquele ao qual as vendas rejeitadas pertencem):

      • Toque nos três pontinhos > Registro

      • Anote a série para garantir que está trabalhando no terminal certo.

  • Baixe as Tabelas/Sincronize os Dados no PDV:

    • Ainda no equipamento, toque nos três pontinhos > Baixar Tabelas.

    • Aguarde até o fim da sincronização das tabelas de dados e operações.

    • Clique em Continuar para completar.

  • Corrija Arquivos no PDV:

    • Acesse o menu de Configurações do PDV e entre com a senha de usuário.

    • Procure pela seção Parâmetros do Sistema, role até o final e clique em Corrigir Arquivos.

    • Aguarde o processamento. Se solicitado, reinicie o PDV para carregar as novas funções.

  • Valide o Registro/Sistema:

    • Acesse novamente Configurações, coloque sua senha.

    • Entre no item Registro do Sistema.

    • Clique em Salvar (isso valida a licença e salva parâmetros importantes).

  • Vá para a Correção da Nota:

    • Entre em Venda no PDV (pode ser preciso senha de operador).

    • Clique no botão "+ funções" (três pontinhos), abra o Painel.

    • Busque pela venda usando a numeração identificada anteriormente (utilize a lupa/pesquisa).

    • No painel, localize a venda rejeitada (valor/número pego lá no começo) e clique nela.

  • Proceda com a Correção (Duas Alternativas):

a) Imprimir NFC-e: Se solicitado pelo sistema, clique na venda, vá em "ações", selecione "Imprimir NFCE" e confirme.

b) Corrigir Nota:

1 - Clique na venda, vá em "ações", selecione "Corrigir Nota".

2 - Entre com a senha do operador.

3 - Habilite o campo "Alterar status da nota", marque como "Não Emitido"

4 - Clique em Continuar e então em Emitir Nota para reprocessar e tentar nova transmissão.

  • Realize esses procedimentos para cada nota em situação rejeitada.

  • Sincronize Novamente:

    • Vá para Funções SYNC e aguarde o término da nova atualização dos dados.

  • Valide Finalização:

    • Verifique novamente no site administrativo/retaguarda, clicando no ícone de rejeições para conferir se a nota foi autorizada/corrigida.

    • Se ainda houver dúvidas ou o status não atualizar, entre em contato com o suporte técnico para auxílio detalhado.

463 – Código identificador do CSC no QR Code foi revogado

Solução:

  • Solicitar à contabilidade o novo CSC e atualizar o cadastro.

464 – Código Hash difere do calculado

Solução:

  • Validar o CSC (Código de Segurança do Contribuinte) junto à contabilidade.

  • Ajustar informações no cadastro/se necessário, substituir CSC.

704 – NFC-e com data/hora de emissão atrasada

Solução:

  • Ajustar a data/hora/GMT do dispositivo e reemitir a nota/cupom.

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