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OMIE

Pontos importantes:

  • É necessario consultar o suporte antes de iniciar a integração
  • Para realizar a integração com a OMIE o cliente precisa de uma licença nova, ou seja, que não foi configurada/utilizada.
  • O ambiente com a interação OMIE é 100% fiscal.
  • Todas as regras de impostos x produtos devem ser feitas no OMIE
  • A integração da OMIE com o sistema funciona sempre mono loja (um para um), ou seja, um CNPJ por integração OMIE X PDVLEGAL (O grupo econômico só pode ter uma loja)

Integração

O primeiro passo é ativar na licença do cliente o módulo OMIE. Após fazer isso o cliente irá precisar entrar na OMIE e pegar duas informações importantes para que a integração funcione, que são: APP_KEY e APP_SECRET.
Para isso entre no acesso do cliente e clique no ícone de engrenagem.
Após isso desça a tela e encontre o APP_KEY e o APP_SECRET. A opção de APP_SECRET estará ocultada basta clicar em exibir que irá aparecer igual ao exemplo abaixo.
Copie essas duas informações e entre na licença PDVLEGAL(Cloud) do cliente e cole nos campos respectivos. Além desses dois códigos será solicitada uma terceira opção de como funcionará o fluxo da integração.
Lembrando que essa informação é de extrema importância e só poderá ser feita uma ÚNICA VEZ, tendo dúvida acione o suporte.
Grupos e produtos são cadastros aqui: USE ESSA OPÇÃO APENAS COM ORIENTAÇÃO.
Grupos e produtos são cadastros na OMIE: Nesse caso todas as informações são cadastradas na OMIE e descem para o Gestão PDV.
Após terminar de colocar as informações e selecionar o tipo de integração, na tela de inicial será exibido o logo da OMIE.
Clicando nele o sistema vai mostrar como está o status da integração, caso tenha algum erro irá exibir em vermelho ao invés de verde.
Para resolver basta seguir as orientações exibidas na tela. Nessa mesma tela tem como forçar a sincronização dos dados que estão na OMIE para o sistema. Esta sincronização precisa ser feita ao menos uma vez. Marque todos na tela abaixo e depois clique em Sincronizar.
Ativando Sincronização Automática dos dados OMIE. Podemos pegar os dados automaticamente se você fizer algumas configurações na OMIE; veja:
  • Clique na opção "Webhooks/ notificações do webhook"
  • Clique no nome do seu aplicativo
  • No canto inferior da página vá até a opção "Adicionar novo webhook"
  • Em assuntos: Marque todas as opções
  • Pronto, agora a sincronização vai ocorrer sempre que os dados forem alterados na OMIE
Segundo passo para a integração é configurar a forma de pagamento que está no Cloud e será vinculado com a forma de pagamento que está na OMIE. Para encontrar esse campo entre no Cloud> Administrativo> Formas de pagamentos.
Lembrando que esse tipo de documento deve-se seguir selecionar apenas as opções abaixo:
  • BOL: Boleto
  • DIN: Dinheiro
  • CRE: Crediário
  • CRT: Cartão
  • CRC: Cartão de Crédito
  • CRD: Cartão de Débito
  • CHQ: Cheque
  • CHT: Cheque de Terceiros
  • PIX: Cartão de Débito
  • 99999: Outros
Terceiro passo é configurar os campos que fazem a correspondência do PDVLegal x OMIE. Esses campos ficam no Cloud> Administrativo> Filiais> Parâmetros.
A lista abaixo exibe a relação de cada informação OMIE x PDVLegal. Se necessário consulte os analistas/representantes da OMIE para ter uma orientação melhor.
Relação de campos entre o sistema Cloud x OMIE:
1 - Grupos de Produtos -> Família de Produtos;
2 - Produtos -> Produtos e Impostos;
3 - Forma de Pagamento -> Conta Corrente;
4 - Forma de Pagamento -> Categoria de Receitas;
5 - Gorjeta -> Categoria de Despesas;
6 - Turno -> Projetos;
7 - Usuarios PDV -> Vendedores
8 - Tipo de documento - O tipo de documento está associado a conta corrente e será informado nas parcelas do cupom fiscal.