Tablet Cloud
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IFood

Lembre-se de ao utilizar a integração com IFood ou Delivery Legal manter um equipamentos específico para recepcionar pedidos. Este equipamento não deverá estar em ambientes com compartilhador (raspberry).

IFood - Autorizando integração

Para iniciar a integração o primeiro passo que o cliente precisa seguir, é entrar no portal IFood usando o login e senha, clicar em perfil e pegar o ID da loja. Depois que pegar esse ID, é necessário que seja enviado o CNPJ + ID da Loja para o suporte da Tablet Cloud via chamado.
Depois que for autorizado pela plataforma o uso do IFood, na aba aplicativos dentro do portal IFood vai ter um app marcado como PERMISSÃO PENDENTE (caso não aparece assim que for liberado, sai da acesso e espere um tempo antes de entrar novamente e validar). O cliente vai clicar nos três pontinhos do aplicativo e depois clicar em PERMITIR, será aberto uma nova tela, confirme novamente a permissão.
Importante lembrar que a aba de APLICATIVOS só será exibida para o usuário master do portal IFood.
Após o processo a integração com o PDV será marcada como ATIVADO.

IFood - Configurando integração

Após o app for ativado, é necessário validar se o licenciamento do cliente já esta com o módulo IFood habilitado. Caso não esteja faça a liberação junto ao responsável do controle de licenciamento da sua revenda ou grupo econômico.
No Cloud, em Administrativo -> Filiais -> Selecione a filial que deseja gerenciar o IFood.
Nessa aba você irá encontrar o acesso do Gestor de Pedidos do Cloud (após a configuração irá aparecer), onde você irá aceitar e verificar os pedidos que chegam do IFood.
A configuração inicial no Cloud é colocar o Merchant UUID (o Merchant UUID se refere ao ID que estava dentro do acesso IFood do cliente e foi passado para o suporte) que pegamos anteriormente no campo abaixo e clicar em VERIFICAR DADOS, dessa forma será feito o vinculo entre Cloud x IFood
Assim que terminar de gravar, a tela exibirá novas informações.
É importante se atentar na configuração “Confirmação automática”, já que ela irá impactar na regra de negócio do cliente. Caso seja “SIM”, todas os pedidos que chegarem do IFood serão confirmados (se o PDV estiver conectado) e enviados para o PDV (Delivery) automaticamente. Caso seja “NÃO”, será necessário a confirmação de um usuário no Gestor de Pedido (também precisa que o PDV esteja conectado na rede).
No “Tipo da validação do produto” o cliente irá selecionar se ele quer a validação do produto por código ou por nome e código. Caso seja apenas código, os nomes dos produtos não serão validados e poderão ser diferentes no Cloud x IFood, caso seja por nome e código, os nomes Cloud x IFood terão que ser iguais.
Caso o cliente queira habilitar a função em que o Gestor de Pedidos (Cloud) aceite automaticamente todos os pedidos sem que o PDV esteja conectado (em caso de queda de internet), basta ir nesse opção de ACEITAR PEDIDO e marcar como SIM. Dessa forma todos os pedidos serão aceitos sem o PDV, impedindo que o pedido seja cancelado por falta de comunicação, lembrando que o pedido também poderá ser despachado (o botão fica no canto direito inferior da tela) via Gestor de pedidos (sem impressão).
A opção ao lado TEMPO DE AVISO é para que se caso o PDV esteja desconectado com a internet, o cliente irá receber uma aviso no e-mail que está cadastrado na aba GERAL (Cloud> Administrativo> Filiais> Seleciona a filial> Geral> Campo E-mail) do Cloud informando que o PDV está offline a cada 5 minutos (Pode ser altera para 10, 15, 20, 25 ou 30 minutos). Por isso é importante avisar o cliente sobre esse alerta que poderá chegar no e-mail.
Caso o cliente opte que os pedidos sejam recepcionados pelo Cloud em caso de falha da internet, o pedido chegará dessa forma: com o botão DESPACHAR no canto direito inferior. Basta clicar no botão que o status do pedido muda de EM PREPARO para PEDIDO ENVIADO.
Lembrando que o “Usuário padrão“ e a “Forma de pagamento padrão”, deverão ser configurados especificamente para o IFood. Sendo o usuário padrão igual ao vendedor, e a forma de pagamento padrão igual ao pagamento online feito no IFood.
No “Associar formas de pagamento”, o cliente poderá associar as formas de pagamento que ele aceita no IFood nas formas de pagamentos que ele criou no Cloud. Lembrando que se caso o cliente aceitar todas as formas de pagamento, ele terá que vincular todas elas.

IFood - Produtos

Depois clique em “Sincronizar”. Todos os produtos do IFood vão descer para o Cloud, porém, isso não significa que estão preparados para serem vendidos. No caso abaixo, um dos produtos está sincronizado e o outro não.
Atenção: Um outro processo mais adequado seria retirar todos os produtos do IFood e sincronizar os produtos do Cloud com o IFood. Garantindo dessa forma a sincronia de dados.
Para resolver erros, pegue o código do produto correspondente no Cloud e cole no IFood. No portal do IFood, vá em “Cardápio” -> localize o produto -> Clique em “Editar” -> “Código PDV”. Lembrando que o nome do produto precisa ser exatamente igual entre Cloud e IFood.
Para adicionar um novo produto a partir do Cloud, vá na aba do IFood, e clique em “Adicionar Item +”.
Uma nova tela irá aparecer e nela estarão as informações que mandaremos para o IFood. Na primeira tela, apenas a opção de selecionar um produto irá aparecer e depois de selecionar o produto ficará da seguinte forma.
Existem dois pontos de atenção. O primeiro é caso não exista a categoria selecionada no IFood (1), nesse caso, o sistema criará uma automaticamente no IFood. O outro caso, é que o IFood permite dar promoção nos produtos(2), desde que o valor da promoção não ultrapasse o valor total do produto. Clique no sinal ao lado do campo para habilitar a promoção.
Quando o produto tiver a opção de modificadores, a aba “Complementos” irá aparecer. Nesse caso, poderá ser colocado um nome no “grupo de modificadores” (é dessa forma que o IFood identifica os modificadores de um produto), e poderá ser selecionado a quantidade mínima e máxima de modificadores a ser selecionado.
Exemplo: Existem 3 tipos de molhos que posso selecionar para uma pizza, mas só posso escolher um, e não sou obrigado a selecionar nenhum deles, então a quantidade mínima seria 0 e a máxima 1. Então caso o seu cliente usar muitos modificadores, fique atento.
Além disso, você pode selecionar quais dos modificadores vão para o IFood basta marcar (caso queira que vá) e desmarcar (caso não queira).
Um ponto importante, é que o IFood não reconhece o status Remoção dos modificadores, então não será possível usar essa rotina. O cliente deve colocar a palavra “remoção” antes do nome do modificador, assim o usuário final pode entender o objetivo daquele modificador em específico.
Caso o cliente necessite do Modo de Preparo, vá até a aba de “Configurações” do produto. Depois desça a tela até a “Descrição para produção/modo de preparo”, nesse campo poderá ser colocado a forma de preparo de um produto, que será enviado para acozinha.
Lembrando que o modo de preparo substituiu o nome do produto na produção/cozinha.
Faça um novo sincronismo entre Cloud x IFood. Com o sincronismo realizado, vá na aba de “Meu contrato”, selecione o dispositivo que irá usar o IFood e marque ele como “SIM”.
Atualize esse mesmo dispositivo para a última versão para melhor performance. Agora é só deixar o PDV aberto e receber os pedidos!