O que é/Como configurar o Gestor de Pedidos?
Explica e orienta a configuração do Gestor de Pedidos, melhorando a organização e o acompanhamento de pedidos para aumentar a eficiência operacional.
Abaixo, teremos o passo a passo para configurar a integração, vincular seus produtos, entender o painel de controle e gerenciar os pedidos diretamente do PDV.
Pré-requisitos
Antes de iniciar, garanta que você tenha:
Uma conta ativa e configurada no PDV Legal.
Uma conta ativa na plataforma parceira (ex: iFood), com seu cardápio já cadastrado.
Ter o Módulo Delivery no OEM.
Ter um Usuário Cadastrado como "Entregador".
1. Configuração Inicial da Integração
O primeiro passo é conectar o PDV Legal com a plataforma de delivery.
Obtenha o ID da Loja
O processo para obter o ID da loja irá variar conforme a integração.
Para a integração com Ifood, consulte o material.
Para a integração com Delivery Legal, consulte o material.
Insira o ID da Loja no PDV Legal
Acesse o Gestão Legal (Retaguarda Cloud) do PDV Legal.
No menu, vá para Administrativo > Filiais.
Edite a filial desejada e clique na aba Integrações.
Cole o ID da Loja que você copiou no campo correspondente à integração (ex: "ID da Loja iFood").
Clique em Sincronizar. Isso habilitará as opções de configuração da integração.
2. Configurações do Gestor de Pedidos
No menu do Gestor de Pedidos, algumas configurações impactam diretamente o funcionamento da integração.
Tipo de Validação do Produto:
Código – A integração usa apenas os códigos para vinculação (nomes podem ser diferentes).
Nome + Código – Os produtos devem ter o mesmo nome e código no Gestão Legal (Retaguarda Cloud) e no Ifood/Delivery Legal.
Importante: A opção: "Somente por código" é a mais recomendada, pois evita falhas de integração causadas por pequenas diferenças nos nomes dos produtos (acentos, espaços, etc.). A integração se torna mais robusta e confiável.
Configurar Usuário e Forma de Pagamento Padrão:
Usuário Padrão → Selecione o usuário padrão.
Forma de Pagamento Padrão → Deve corresponder à opção de pagamento online usada no Delivery Legal.
Dica: Confirme se todas as formas de pagamento estão cadastradas corretamente antes de iniciar a operação.
Você poderá criar um forma de pagamento em específica como: "Pagamento Online Ifood", isso ajudará o estabelecimento ter uma visão sobre o quanto ele recebeu/receberá desta forma de pagamento em seus pedidos em nossos relatórios.
Associe as Formas de pagamento
Você verá duas colunas. A da esquerda mostra a forma de pagamento como ela vem do iFood/Delivery Legal (ex:
CREDITO
).Na coluna da direita, clique no menu suspenso e selecione a forma de pagamento correspondente que existe no seu sistema (ex:
Cartão Crédito
).Faça essa associação para todas as formas de pagamento que sua loja aceita via Delivery Legal/iFood (Débito, PIX, Vale Refeição, etc.).

3. Vinculando Seus Produtos
Nesta etapa você precisará "dizer" ao sistema qual produto do seu PDV corresponde a qual produto no cardápio do parceiro. A vinculação é feita por código.
Siga o passo a passo de acordo com a integração
Para casos de Delivery Legal: siga esse passo a passo.
Para casos de Integração com Ifood: siga esse passo a passo.
Após configurar tudo, clique novamente no botão Sincronizar.
O sistema irá verificar todos os produtos vinculados. Observe o status ao lado de cada item:
Ícone verde (joinha): O produto está sincronizado e pronto para ser vendido.
Ícone vermelho: Há um erro na integração deste produto (código errado, falta de informação, etc.). Use o botão "Verificar Cardápio" para obter mais detalhes sobre o erro.
Para resolver os erros de integração:
No portal IFood, vá para Cardápio > Editar Produto > Código PDV.
Cole o código do produto correspondente no Gestão Legal (Retaguarda Cloud).
Certifique-se de que os nomes dos produtos são exatamente iguais no Gestão Legal e no IFood.
4. Navegando pelo Gestor de Pedidos
O Gestor de Pedidos possui um painel de controle completo no Gestão Legal, que permite monitorar toda a operação de delivery. Para acessá-lo, vá em Integrações > Gestor de Pedidos.
Painel Principal (Visão Geral):
No canto superior direito, você pode monitorar o status da conexão do seu PDV (Conectado/Desconectado), ver a data e hora da última comunicação e verificar se houve alguma falha.

Aba "Produtos com problema":
Localizamos a quantidade de produtos com problemas, ao clicar nesta opção, é possível visualizar a lista dos produtos com problemas separados por cada grupo de produtos.
Ao colocar o indicador do mouse sobre o Ícone vermelho, é possível visualizar o problema indicado. Para corrigi-los, siga as indicações da etapa anterior (3.2).

Aba "Pedidos":
Exibe todos os pedidos recebidos. Você pode filtrar por status (Em aberto, Todos, Pendente) e por data, ou integração (Ifood/Delivery Legal/Rappi) para encontrar um pedido específico.

Aba "Cardápio":
Permite visualizar todos os produtos e seu status de integração.

Aba "Logs do PDV":
Registra todo o histórico de comunicação entre o PDV e a plataforma parceira.

Aba "Configurações":
Permite visualizar as configurações atuais da integração, como a confirmação automática.

Aba "Reviews":
Mostra as avaliações e comentários que os clientes deixaram na plataforma de delivery.

5. Preparando o PDV para Receber Pedidos
Agora, vamos configurar o seu terminal (ou tablet) para operar com o Gestor de Pedidos.
6. Operação do Dia a Dia: Recebendo e Expedindo Pedidos
Com tudo configurado, seu PDV está pronto para receber os pedidos.
Abra a Tela de Delivery
No seu terminal, faça o login.
Primeiro, clique nos três pontinhos e em Baixar Tabelas para garantir que todas as novas configurações foram atualizadas.
Acesse o menu Venda > Delivery.
Clique no botão Gestor e, em seguida, em Navegador. Isso abrirá o gestor de pedidos do parceiro em segundo plano.

Atenção: Para receber os pedidos corretamente, a tela de Delivery do PDV Legal deve permanecer sempre aberta durante o horário de funcionamento.
Expedição do Pedido
Quando o prato estiver pronto para a entrega, clique sobre o pedido na tela de Delivery.
Clique no botão Expedir.
Selecione o Entregador responsável pela entrega.
Clique em Confirmar.

Uma nova via do pedido será impressa, contendo os detalhes da entrega para o motoboy. O pedido sairá do status de preparo e irá para o status de "Enviado" ou "Entregue".

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