O que é/Como configurar o Gestor de Pedidos?

Explica e orienta a configuração do Gestor de Pedidos, melhorando a organização e o acompanhamento de pedidos para aumentar a eficiência operacional.

O Gestor de Pedidos é uma funcionalidade poderosa do PDV Legal que centraliza o recebimento e a gestão de pedidos de diversas plataformas de delivery, como iFood, Delivery Legal, Rappi, entre outras.

Abaixo, teremos o passo a passo para configurar a integração, vincular seus produtos, entender o painel de controle e gerenciar os pedidos diretamente do PDV.

1. Configuração Inicial da Integração

O primeiro passo é conectar o PDV Legal com a plataforma de delivery.

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Obtenha o ID da Loja

O processo para obter o ID da loja irá variar conforme a integração.

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  • Acesse o Gestão Legal (Retaguarda Cloud) do PDV Legal.

  • No menu, vá para Administrativo > Filiais.

  • Edite a filial desejada e clique na aba Integrações.

  • Cole o ID da Loja que você copiou no campo correspondente à integração (ex: "ID da Loja iFood").

  • Clique em Sincronizar. Isso habilitará as opções de configuração da integração.

2. Configurações do Gestor de Pedidos

No menu do Gestor de Pedidos, algumas configurações impactam diretamente o funcionamento da integração.

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Confirmação Automática:

  • SIM: Todos os pedidos são automaticamente aceitos e enviados ao PDV.

  • NÃO: Um usuário precisará confirmar manualmente cada pedido antes de seguir para o PDV.

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Tipo de Validação do Produto:

  • Código – A integração usa apenas os códigos para vinculação (nomes podem ser diferentes).

  • Nome + Código – Os produtos devem ter o mesmo nome e código no Gestão Legal (Retaguarda Cloud) e no Ifood/Delivery Legal.

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Modo de Preparo:

  • Quando ativado, todos os pedidos são aceitos automaticamente, evitando falhas na comunicação.

  • Os pedidos podem ser despachados diretamente sem precisar do PDV.

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Tempo de Aviso (PDV Offline):

  • Define em quanto tempo o sistema notificará o lojista caso o PDV esteja offline.

  • O aviso chega por e-mail cadastrado no Gestão Legal (Retaguarda Cloud) (Administrativo > Filiais > Geral > Campo E-mail).

  • Pode ser configurado para 5, 10, 15, 20, 25 ou 30 minutos.

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Pedidos em Caso de Falha na Internet:

  • Se houver queda de internet, o pedido será armazenado no Gestão Legal (Retaguarda Cloud).

  • Para processá-lo posteriormente, clique no botão "Despachar" na tela do pedido.

  • O status mudará de EM PREPARO para PEDIDO ENVIADO.

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Configurar Usuário e Forma de Pagamento Padrão:

  • Usuário Padrão → Selecione o usuário padrão.

  • Forma de Pagamento Padrão → Deve corresponder à opção de pagamento online usada no Delivery Legal.

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Associe as Formas de pagamento

O iFood envia identificadores padronizados para os pagamentos (ex: "CREDITO", "DEBITO", "PIX"). Esse mapeamento "traduz" esses identificadores para as formas de pagamento que você cadastrou no seu sistema (ex: "Cartão de Crédito", "Cartão de Débito", "PIX Loja"). Sem isso, todas as vendas podem ser registradas de forma genérica, dificultando o controle do seu fluxo de caixa.

  • Você verá duas colunas. A da esquerda mostra a forma de pagamento como ela vem do iFood/Delivery Legal (ex: CREDITO).

  • Na coluna da direita, clique no menu suspenso e selecione a forma de pagamento correspondente que existe no seu sistema (ex: Cartão Crédito).

  • Faça essa associação para todas as formas de pagamento que sua loja aceita via Delivery Legal/iFood (Débito, PIX, Vale Refeição, etc.).

3. Vinculando Seus Produtos

Nesta etapa você precisará "dizer" ao sistema qual produto do seu PDV corresponde a qual produto no cardápio do parceiro. A vinculação é feita por código.

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Siga o passo a passo de acordo com a integração

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Após configurar tudo, clique novamente no botão Sincronizar.

O sistema irá verificar todos os produtos vinculados. Observe o status ao lado de cada item:

  • Ícone verde (joinha): O produto está sincronizado e pronto para ser vendido.

  • Ícone vermelho: Há um erro na integração deste produto (código errado, falta de informação, etc.). Use o botão "Verificar Cardápio" para obter mais detalhes sobre o erro.

4. Navegando pelo Gestor de Pedidos

O Gestor de Pedidos possui um painel de controle completo no Gestão Legal, que permite monitorar toda a operação de delivery. Para acessá-lo, vá em Integrações > Gestor de Pedidos.

  • Painel Principal (Visão Geral):

    • No canto superior direito, você pode monitorar o status da conexão do seu PDV (Conectado/Desconectado), ver a data e hora da última comunicação e verificar se houve alguma falha.

  • Aba "Produtos com problema":

    • Localizamos a quantidade de produtos com problemas, ao clicar nesta opção, é possível visualizar a lista dos produtos com problemas separados por cada grupo de produtos.

    • Ao colocar o indicador do mouse sobre o Ícone vermelho, é possível visualizar o problema indicado. Para corrigi-los, siga as indicações da etapa anterior (3.2).

  • Aba "Pedidos":

    • Exibe todos os pedidos recebidos. Você pode filtrar por status (Em aberto, Todos, Pendente) e por data, ou integração (Ifood/Delivery Legal/Rappi) para encontrar um pedido específico.

  • Aba "Cardápio":

    • Permite visualizar todos os produtos e seu status de integração.

  • Aba "Logs do PDV":

    • Registra todo o histórico de comunicação entre o PDV e a plataforma parceira.

  • Aba "Configurações":

    • Permite visualizar as configurações atuais da integração, como a confirmação automática.

  • Aba "Reviews":

    • Mostra as avaliações e comentários que os clientes deixaram na plataforma de delivery.

5. Preparando o PDV para Receber Pedidos

Agora, vamos configurar o seu terminal (ou tablet) para operar com o Gestor de Pedidos.

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Habilite o Terminal como Gestor de Pedidos

  • Na Retaguarda, acesse Administrativo > Meus Terminais.

  • Edite o terminal (ou tablet) que será usado para gerenciar os pedidos de delivery.

  • Marque a opção "Gestor de Pedidos" como "Sim".

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Configure um Usuário Entregador

  • Na Retaguarda, acesse Cadastros > Pessoas > Usuários.

  • Crie ou edite um usuário que será o entregador padrão para a expedição.

  • Marque a opção "Entregador" como "Sim".

6. Operação do Dia a Dia: Recebendo e Expedindo Pedidos

Com tudo configurado, seu PDV está pronto para receber os pedidos.

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Abra a Tela de Delivery

  • No seu terminal, faça o login.

  • Primeiro, clique nos três pontinhos e em Baixar Tabelas para garantir que todas as novas configurações foram atualizadas.

  • Acesse o menu Venda > Delivery.

  • Clique no botão Gestor e, em seguida, em Navegador. Isso abrirá o gestor de pedidos do parceiro em segundo plano.

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Recebimento do Pedido

  • Quando um cliente fizer um pedido na plataforma parceira, ele aparecerá automaticamente na sua tela de Delivery, identificado com a logo do parceiro (ex: iFood).

  • A comanda de produção será impressa automaticamente para a cozinha iniciar o preparo.

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Expedição do Pedido

  • Quando o prato estiver pronto para a entrega, clique sobre o pedido na tela de Delivery.

  • Clique no botão Expedir.

  • Selecione o Entregador responsável pela entrega.

  • Clique em Confirmar.

  • Uma nova via do pedido será impressa, contendo os detalhes da entrega para o motoboy. O pedido sairá do status de preparo e irá para o status de "Enviado" ou "Entregue".


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