Como Configurar um Perfil PDV?
Permite centralizar e padronizar as configurações dos terminais de Ponto de Venda (PDV) associados a uma filial. A configuração é realizada por filial.
Atualizado
Isto foi útil?
Permite centralizar e padronizar as configurações dos terminais de Ponto de Venda (PDV) associados a uma filial. A configuração é realizada por filial.
Atualizado
Isto foi útil?
Versão 25.05.01.250 ou superior.
Esta funcionalidade não está disponível para clientes com integração Hits
Para Configurar um perfil PDV, siga as etapas a seguir:
Dentro da seção "Perfil PDV", clique no botão para criar um Novo Perfil.
Digite um Nome para o perfil (ex: "Padrão Loja", "Caixa Rápido").
Opcional: Você pode associar terminais já existentes a este perfil durante a criação, selecionando-os na lista ou usando a opção "Adicionar Todos". Alternativamente, pode criar o perfil sem associar terminais e fazer a vinculação posteriormente.
Clique em Gravar para salvar o novo perfil.
Após criar o perfil (ou selecionando um existente para editar), você terá acesso às abas de configuração.
Esta seção permite configurar as impressoras que serão utilizadas pelos PDVs associados a este perfil.
Localize a impressora que deseja configurar (ex: "Caixa").
Clique no ícone de engrenagem (⚙️) ao lado do nome da impressora.
Marca da Impressora: O padrão geralmente é "Modo Texto", mas pode ser alterado em casos de equipamentos que tem a impressora Built-In, entre outros.
Interface: Escolha como a impressora se conecta (Internet/Rede, Bluetooth, USB).
Endereço (se Interface = Internet): Informe o endereço IP da impressora na rede (ex: 192.168.1.100).
Porta: Mantenha o padrão, a menos que seja necessário alterar. (Ex: 9100)
Características:
Marque o "Status da Impressora" para habilitá-la no PDV.
Selecione as funcionalidades desejadas: Vale, Corte de Papel, Impressão de Vale, Margem Inferior/Superior.
Defina a Largura da impressão (ex: 72mm).
Clique em Gravar para salvar as configurações da impressora.
Repita o processo para outras impressoras necessárias (Cozinha, Bar, etc.). A impressora recém-configurada ficará destacada (ex: em amarelo).
Após configurar as impressoras individuais, volte à aba principal de parâmetros do perfil para definir configurações gerais.
Impressoras Padrão:
Define Impressora Caixa: Selecione a impressora configurada no passo anterior para ser o padrão do caixa.
Define Impressora Conferência: Selecione a impressora para cupons de conferência.
Define Impressora Relatórios: Selecione a impressora para relatórios do PDV.
Ticket de Venda:
Configure se a impressão do ticket será automática após a venda.
Nota: Pode haver um campo de tempo (ex: 10 segundos) que virá preenchido por padrão em versões futuras.
Balança: Configure os parâmetros se utilizar balança integrada ao PDV.
Meio de Pagamento Integrado:
Se utilizar maquininhas de cartão integradas (TEF, etc.), configure o provedor (ex: Stone, Cielo).
Defina o tipo de comunicação (ex: Cabinho, Rede/IP) e o endereço, se aplicável.
Descontos:
Defina o percentual máximo de desconto permitido por item.
Defina o percentual máximo de desconto permitido na conta total.
Acréscimos:
Habilite se deseja trabalhar com acréscimos (ex: taxa de serviço).
Defina o modo (ex: apenas no Ticket).
Defina o valor percentual do acréscimo (ex: 10%).
Venda / Fiscal:
Configure opções como aproximação de NFC-e, código de barras, autoatendimento.
Nota: Alguns campos relacionados a timeouts (ex: consulta NFC-e) podem ter valores padrão (ex: 10 segundos) em versões futuras.
Clique em Gravar para salvar todas as alterações nos parâmetros do perfil.
Após configurar o perfil, você precisa associá-lo aos terminais desejados.
Acesse a configuração de Terminais (geralmente dentro de Administrativo > Filiais ou um menu dedicado).
Localize e edite o terminal PDV desejado.
No campo Perfil PDV, selecione o perfil que você criou/configurou anteriormente.
Clique em Gravar Equipamento.
No terminal PDV físico ou virtual, clique nos "três pontinhos" e em seguida: "Baixar tabelas"
Após atualização, acesse a tela de Configurações/Parâmetros.
O sistema identificará automaticamente o perfil vinculado ao dispositivo e aplicará as configurações definidas (impressoras, descontos, etc.).
Importante: Quando um perfil está ativo, os campos de configuração no PDV ficam bloqueados (somente leitura). O nome do perfil ativo é exibido na tela.
Se o terminal PDV perder a conexão com o servidor (ficar offline), o sistema permitirá a alteração local dos parâmetros.
Nesse caso, os campos ficarão editáveis e botões como "Salvar" e "Cancelar" aparecerão.
Uma indicação de "Perfil Offline" ou similar será exibida.
Assim que a conexão for restabelecida, o perfil online voltará a ser aplicado, sobrescrevendo possíveis alterações locais feitas durante o período offline.