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  • Acesso à Configuração do Perfil PDV
  • Criação de um Novo Perfil PDV
  • Configuração Detalhada do Perfil
  • Associação do Perfil a um Terminal PDV
  • Aplicação e Comportamento no PDV
  • Modo Offline

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  1. Retaguarda
  2. Administrativo

Como Configurar um Perfil PDV?

Permite centralizar e padronizar as configurações dos terminais de Ponto de Venda (PDV) associados a uma filial. A configuração é realizada por filial.

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Atualizado há 1 mês

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Pré-requisitos:

  • Versão 25.05.01.250 ou superior.

  • Esta funcionalidade não está disponível para clientes com integração Hits

Para Configurar um perfil PDV, siga as etapas a seguir:

1

Acesso à Configuração do Perfil PDV

  1. Acesse o menu: Retaguarda Cloud > Administrativo > Filiais.

  2. Selecione ou digite a Filial desejada.

  3. Dentro das configurações da filial, localize e clique na seção Parâmetros.

  4. Role a tela de parâmetros para baixo até encontrar a opção Perfil PDV.

2

Criação de um Novo Perfil PDV

  1. Dentro da seção "Perfil PDV", clique no botão para criar um Novo Perfil.

  2. Digite um Nome para o perfil (ex: "Padrão Loja", "Caixa Rápido").

  3. Opcional: Você pode associar terminais já existentes a este perfil durante a criação, selecionando-os na lista ou usando a opção "Adicionar Todos". Alternativamente, pode criar o perfil sem associar terminais e fazer a vinculação posteriormente.

  4. Clique em Gravar para salvar o novo perfil.

3

Configuração Detalhada do Perfil

Após criar o perfil (ou selecionando um existente para editar), você terá acesso às abas de configuração.

3.1. Configuração de Impressoras (Ponto de Impressão)

Esta seção permite configurar as impressoras que serão utilizadas pelos PDVs associados a este perfil.

  1. Localize a impressora que deseja configurar (ex: "Caixa").

  2. Clique no ícone de engrenagem (⚙️) ao lado do nome da impressora.

  3. Marca da Impressora: O padrão geralmente é "Modo Texto", mas pode ser alterado em casos de equipamentos que tem a impressora Built-In, entre outros.

  4. Interface: Escolha como a impressora se conecta (Internet/Rede, Bluetooth, USB).

  5. Endereço (se Interface = Internet): Informe o endereço IP da impressora na rede (ex: 192.168.1.100).

  6. Porta: Mantenha o padrão, a menos que seja necessário alterar. (Ex: 9100)

  7. Características:

    • Marque o "Status da Impressora" para habilitá-la no PDV.

    • Selecione as funcionalidades desejadas: Vale, Corte de Papel, Impressão de Vale, Margem Inferior/Superior.

    • Defina a Largura da impressão (ex: 72mm).

  8. Clique em Gravar para salvar as configurações da impressora.

  9. Repita o processo para outras impressoras necessárias (Cozinha, Bar, etc.). A impressora recém-configurada ficará destacada (ex: em amarelo).

3.2. Parâmetros Gerais do PDV

Após configurar as impressoras individuais, volte à aba principal de parâmetros do perfil para definir configurações gerais.

  1. Impressoras Padrão:

    • Define Impressora Caixa: Selecione a impressora configurada no passo anterior para ser o padrão do caixa.

    • Define Impressora Conferência: Selecione a impressora para cupons de conferência.

    • Define Impressora Relatórios: Selecione a impressora para relatórios do PDV.

  2. Ticket de Venda:

    • Configure se a impressão do ticket será automática após a venda.

    • Nota: Pode haver um campo de tempo (ex: 10 segundos) que virá preenchido por padrão em versões futuras.

  3. Balança: Configure os parâmetros se utilizar balança integrada ao PDV.

  4. Meio de Pagamento Integrado:

    • Se utilizar maquininhas de cartão integradas (TEF, etc.), configure o provedor (ex: Stone, Cielo).

    • Defina o tipo de comunicação (ex: Cabinho, Rede/IP) e o endereço, se aplicável.

  5. Descontos:

    • Defina o percentual máximo de desconto permitido por item.

    • Defina o percentual máximo de desconto permitido na conta total.

  6. Acréscimos:

    • Habilite se deseja trabalhar com acréscimos (ex: taxa de serviço).

    • Defina o modo (ex: apenas no Ticket).

    • Defina o valor percentual do acréscimo (ex: 10%).

  7. Venda / Fiscal:

    • Configure opções como aproximação de NFC-e, código de barras, autoatendimento.

    • Nota: Alguns campos relacionados a timeouts (ex: consulta NFC-e) podem ter valores padrão (ex: 10 segundos) em versões futuras.

  8. Clique em Gravar para salvar todas as alterações nos parâmetros do perfil.

4

Associação do Perfil a um Terminal PDV

Após configurar o perfil, você precisa associá-lo aos terminais desejados.

  1. Acesse a configuração de Terminais (geralmente dentro de Administrativo > Filiais ou um menu dedicado).

  2. Localize e edite o terminal PDV desejado.

  3. No campo Perfil PDV, selecione o perfil que você criou/configurou anteriormente.

  4. Clique em Gravar Equipamento.

5

Aplicação e Comportamento no PDV

  1. No terminal PDV físico ou virtual, clique nos "três pontinhos" e em seguida: "Baixar tabelas"

  2. Após atualização, acesse a tela de Configurações/Parâmetros.

  3. O sistema identificará automaticamente o perfil vinculado ao dispositivo e aplicará as configurações definidas (impressoras, descontos, etc.).

Importante: Quando um perfil está ativo, os campos de configuração no PDV ficam bloqueados (somente leitura). O nome do perfil ativo é exibido na tela.

6

Modo Offline

  1. Se o terminal PDV perder a conexão com o servidor (ficar offline), o sistema permitirá a alteração local dos parâmetros.

  2. Nesse caso, os campos ficarão editáveis e botões como "Salvar" e "Cancelar" aparecerão.

  3. Uma indicação de "Perfil Offline" ou similar será exibida.

  4. Assim que a conexão for restabelecida, o perfil online voltará a ser aplicado, sobrescrevendo possíveis alterações locais feitas durante o período offline.