Formas de Pagamento, o que preciso saber?

A Retaguarda permite criar e configurar diferentes formas de pagamento para uso no PDV, incluindo cartões de crédito, débito e outras modalidades.

🎥 Prefere assistir? Veja uma visão geral sobre o PDV Legal Fast:

Como Cadastrar Nova Forma de Pagamento?

  1. Acesse o menu "Administrativo"

  2. Selecione "Formas de Pagamento PDV"

  3. Clique em "Novo"

  4. Na tela de cadastro, preencha:

  • Nome dado a forma de pagamento

  • Em "Classificação Movimento interno" selecione a opção mais aderente a forma de pagamento. (ex. Dinheiro, Cartão de Crédito, Pix, etc)

  • Informe se a forma de pagamento permitirá troco.

  • Em "Conta Assinada" marque como "Sim" se o meio de pagamento for uma conta assinada (fiado).

  • Em "Abre Gaveta" marque como "Sim" se após o pagamento terá necessidade de abrir a gaveta do caixa.

  • Em "Dias de Acerto de Caixa" escolha se será no dia atual ou no dia atual mais um dia (D+1)

  • Marque se a forma de pagamento estará ativa.

  • Se a forma de pagamento estará disponível para Auto Atendimento.

  • Informe se é Meio de pagamento integrado - TEF

  • Em Categoria Receita e Conta Bancária Receita é possível incluir onde você quer que apareça a receita, relacionada ao acerto de caixa e qual conta ela estará disponível.

  • Em Categoria Despesa e Conta Bancária Despesa é possível incluir onde você quer que apareça a despesa e qual conta ela estará vínculada.

  • Em "Provedor" informe as opções disponíveis (Ex. Stone, GetNet, Cielo etc)

  • Em "Prazo de Pagamento" informe o prazo de recebimento do pagamento (Ex. Crédito o recebimento é de 30 dias).

  • Informe a taxa para a dedução do valor, ou seja, quanto de taxa será cobrado pela operadora de meio de pagamento.

  • E informe a quantidade máxima de parcelas que poderá ser ofertado nesta forma de pagamento.

Na aba Filial, você pode gerenciar as configurações específicas de cada unidade:

Como realizar a Ativação por Filial?

Para ativar/desativar uma forma de pagamento em uma filial específica:

  • Acesse: Retaguarda Cloud > Administrativo > Formas de Pagamento PDV

  • Selecione a forma de pagamento desejada e clique no ícone de edição.

  • Clique na aba "Filiais"

  • Para ativar, ou desativar, basta clicar sobre a caixinha da coluna "ativo".

  • Defina se a forma de pagamento será exibida em todos os equipamentos da filial.

  • Podemos definir se irá aparecer

    • Todos os dispositivos

    • Apenas Dispositivos POS/TEF (são aqueles que possuem meio de pagamento integrado (exemplo: maquininhas e PinPads)

    • Apenas Dispositivos que não são POS/TEF

  • Depois de ter configurado a forma de pagamento clique em GRAVAR

  • Se necessário, você poderá editá-lo através do botão de edição do lado direito da sua tela.

Como Habilitar/Desabilitar Pagamento em Dinheiro por Usuário?

É possível habilitar ou desabilitar o pagamento em dinheiro com base no perfil do usuário cadastrado.

Passo a passo para habilitar/desabilitar a função:

  1. Acesse: Retaguarda Cloud > Pessoas > Perfil Usuário PDV

  2. Identifique o perfil a ser alterado e clique em "Editar".

  3. Ative ou desative a opção Permitir Receber em Dinheiro conforme necessário.

  4. Para finalizar, clique em "Gravar".

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