Painel de Monitoramento Fiscal, o que preciso saber?

Introduzimos uma nova ferramenta essencial no Módulo OEM para ajudar você, nosso parceiro, a monitorar e agir proativamente sobre as rejeições fiscais dos seus clientes.

O que é o Painel de Monitoramento Fiscal?

É uma seção no dashboard principal do seu Módulo OEM, projetada para ser um "termômetro" da saúde fiscal dos seus clientes. Ele mostra, de forma rápida e visual, quais estabelecimentos estão enfrentando problemas na emissão de documentos fiscais (NFC-e/NF-e) devido a rejeições da SEFAZ.

  • Objetivo Principal: Permitir que você se antecipe aos problemas, oferecendo suporte antes que a situação se agrave para o cliente.

  • Localização: Tela principal do Módulo OEM (substituiu o antigo painel de licenças trial).


Como o Painel de Monitoramento Fiscal funciona?

O painel consolida informações sobre as notas fiscais que não foram autorizadas pela SEFAZ.

Visão geral:

  • Apresenta o total de rejeições ocorridas "Hoje", nos "Últimos 7 dias" e nos "Últimos 60 dias".

Detalhes por Loja:

  • Ao clicar em um dos totais (Hoje ou 7 dias), o sistema exibe uma lista das lojas que tiveram rejeições no período selecionado.

Identificação do Erro:

  • Ao lado de cada loja na lista, um ícone (como um "caderninho") permite visualizar os códigos e descrições específicas dos erros reportados pela SEFAZ para aquela loja.

Atualização dos Dados:

  • Os números são atualizados conforme as informações de rejeição chegam ao Retaguarda Cloud. Eles refletem o status atual no nosso sistema e mudam à medida que os problemas são resolvidos (seja por remissão no PDV ou verificação no Retaguarda).

Pode haver pequenas diferenças temporais em relação a relatórios externos (Migrate) devido aos diferentes ciclos de processamento.


Como Orientar o Cliente na Resolução das Rejeições?

A solução varia conforme o tipo de erro. Basicamente, existem dois grandes grupos:

1 - Erros de Cadastro ou Configuração Fiscal:

  • Exemplos Comuns: NCM inválido, alíquota de imposto incorreta, CST/CSOSN inadequado, dados da empresa desatualizados, ou principalmente, mudança de regime tributário (Simples para Presumido/Real ou vice-versa) sem a atualização do CSC (Código de Segurança do Contribuinte) e dos impostos nos produtos.

  • Passos para Correção (Orientação ao Cliente):

1

Ajustar no Retaguarda:

  • Corrigir a informação incorreta (cadastro do produto, configuração da empresa, etc.) no sistema de gestão (Retaguarda Cloud).

2

Sincronizar o PDV:

  • No(s) PDV(s) afetado(s), realizar a função "Baixar Tabelas" (ou similar) para que ele receba a correção feita no Retaguarda.

3

Remitir no PDV:

  • Utilizar a função "Remissão em Lote" diretamente no PDV onde a nota foi originalmente emitida com erro.

2 - Erros de Comunicação, Status ou Contingência:

  • Exemplos Comuns: "Documento não localizado na base de dados da SEFAZ" (geralmente atraso da SEFAZ), "Falha de comunicação", ou notas emitidas em Contingência Offline (causada por instabilidade na internet do PDV no momento da venda).

  • Passos para Correção/Verificação (Orientação ao Cliente):

1

Aguardar Tentativas Automáticas:

  • O sistema (Cloud e PDV) já tenta automaticamente autorizar essas notas. O Retaguarda Cloud, por exemplo, tenta a cada hora por até 5 vezes. Muitas vezes, o problema se resolve sozinho quando a comunicação normaliza.

2

Forçar Verificação no Retaguarda:

  • Se a nota continuar pendente, o cliente pode verificar o status manualmente:

    • Acessar o Retaguarda Cloud (Gestão)

    • Navegar até Dashboard > Não Conformidade

    • Localizar e selecionar as notas com problema (geralmente marcadas em vermelho).

    • Clicar na opção "Verificar Status" (ou botão similar disponível). O sistema consultará a SEFAZ e atualizará o status se a nota já estiver autorizada por lá.


Dicas Rápidas

Atualizado

Isto foi útil?