Como resolver o erro de conexão com o Raspberry?

Para resolver o erro de conexão, siga o passo a passo abaixo:

1

Confirmar mensagem de erro

No tablet ou PDV aparece o aviso “Erro de conexão com o Raspberry”.

2

Verificar conexões físicas

  • Confirme se o cabo de rede está firmemente conectado ao Raspberry Pi e ao roteador.

  • Verifique se o cabo de energia está bem encaixado e o LED de alimentação aceso.

3

Checar IP configurado no Raspberry

  • No tablet/PDV, acesse Configurar > Parâmetros do Sistema > Rede.

  • Anote o IP mostrado.

4

Validar rede do tablet/PDV

  • Vá em Configurar > Lista de dispositivos na rede.

  • Compare o IP do tablet (ex.: 192.168.100.xxx) com o IP do Raspberry (ex.: 192.168.1.50). Se os terceiros octetos forem diferentes (1 ≠ 100), os dispositivos estão em redes distintas.

5

Corrigir divergência de rede

  • Se o cliente trocou de roteador

  1. Opção A: alterar o IP do Raspberry para a nova faixa de rede.

  2. Opção B: solicitar ao provedor a mudança do IP LAN do roteador para coincidir com a faixa antiga.

6

Testar comunicação

  • Acesse novamente Configurar > Parâmetros do Sistema > Rede.

  • Toque em Testar compartilhador.

  • A mensagem Conexão OK confirma que a comunicação foi restabelecida.

Atualizado

Isto foi útil?