Como cadastrar produtos?
🎥 Prefere assistir? Veja uma visão geral sobre o Cadastro de produtos:
Após criar os Grupos de Produtos, o próximo passo é cadastrar os produtos individualmente, vinculando-os aos grupos criados. Este processo garante a organização e praticidade no gerenciamento de itens no PDV e na Retaguarda.
Abaixo, você encontra as etapas para realizar o cadastro de produtos de forma eficiente.
Acesse o campo “Produtos” na Retaguarda.
Clique em “Novo” no início da página.
Defina o nome do produto.
Escolha o grupo do produto, criado anteriormente.
Selecione a unidade de venda, como Unidade, Peça, Litro, etc.
Informe o Código NCM e Código CEST (Vale ressaltar que NCM e CEST são obrigatórios apenas para empresas que possuem obrigatoriedade fiscal.)
No campo "Depois de gravar eu quero", escolha a opção "Ver o cadastro completo" para ter acesso a mais detalhes do produto.
Por fim, clique em “Gravar” para salvar as informações.

Após gravar, você será direcionado para a aba “Obrigatório”.
Como preencher a aba: Obrigatório?
Confira as informações do produto cadastrado, verificando se os seguintes campos estão corretos:
Descrição Cupom
Status
Código e Venda
Grupo
Unidade de estoque
Categoria Financeiro
Informe a classe e grupo do produto conforme o grupo em que ele está inserido. (No caso do nosso exemplo, selecionamos: “Sorvetes”).
Informe a unidade de estoque, ou seja, se o produto será vendido por unidade, litro, quilo, pacote, caixa, etc.
Em "Categoria Financeiro" atribua o produto cadastrado a um Plano de Conta, se necessário.
Em “Unidades de Compra”, informe como o produto é adquirido do fornecedor. Por exemplo:
Se você compra picolés em caixas de 12 unidades, selecione “CX – Caixa” em “Unidade”.
Em “Fator de conversão compra para estoque”, informe o número 12.
No campo: "EAN/GTIN" insira o código que vem no produto de compra. Lembrando que se for compra em CAIXA por exemplo, é necessário informar o código EAN da CAIXA. Se caso o cliente não tiver o EAN, você pode manter apenas a unidade de compra e o fator de conversão.
Clique em "Adicionar Unidade".
Clique em “Gravar” para salvar as informações.

Como preencher a aba: Configurações?
Na aba “Configurações”, informe ao sistema as necessidades do produto, preenchendo todos os campos corretamente.
No campo “Fornecedor”, vincule o fornecedor cadastrado. (Caso não se lembre como cadastrar, acesse o material: Como cadastrar um fornecedor).
Em “Fornecedor Exclusivo”, informe se trata de um fornecedor exclusivo ou não.
Em “Baixa estoque”, informe o formato de baixa de estoque que o produto tem:
Baixa ele mesmo: Usado quando o produto estocado é o item a ser baixado na venda (exemplo: vender 1 unidade do produto “água” e ter a respectiva baixa no estoque).
Não: Aplicado em situações que não se deseja baixar o estoque desse produto durante as vendas (exemplo: vender 1 unidade do produto “água” e NÃO ter a baixa dada ao estoque).
Baixa Composição: Quando é necessário criar as composições deste produto para dar baixas em insumos/ingredientes/estocáveis durante vendas, exemplo: efetuar a venda de um “Misto Quente” (registrado como Baixa Composição) e ter a baixa dada nos itens “Presunto” (registrados como Estocável).
Estocável: Categoria exclusiva para insumos/ingredientes/estocáveis. Lembrando que produtos registrados como “Estocável” não são vendáveis.
No campo “Local do estoque”, informe o local de estocagem como, por exemplo: Cozinha, armazém, estoque, entre outros.
Em “Fracionado”, configure se o produto é vendido de forma fracionada – para venda por metro, peso etc.
No campo “Chama quantidade”, permite alterar a quantidade do produto antes de vender (ideal para itens vendidos em quantias quebradas, exemplo: 320g de Mussarela).
Em “Origem”, indique se o item é nacional ou importado.
Em “Código EAN/GTIN”, informe um código de 8, 12, 13 ou 14 números com dígito verificador válido. Para produtos que não possuem o código de barras com GTIN, você deverá informar: “SEM GTIN”.
No campo “Chama Balança”, informe se o item terá medida realizada por balança integrada (USB ou BT).
Em “Chama Modificadores”, informe se o item terá Modificadores.
Em “Impressora - Expedição/Produção”, defina a impressora que irá emitir a impressão de produção do produto.
Em “Permite Desconto”, indique se o item poderá ter desconto em venda no PDV.
No campo “Incide Acréscimo”, indique se o produto possuirá taxa de serviço. Ex: 10% para garçons (valor definido nos parâmetros do PDV).
Em “Auto-Atendimento”, indique se o produto estará disponível para autoatendimento.
Em “Favorito”, escolha se o produto será exibido com o grupo de favoritos no PDV.
Em “Permite edição do modificador na venda”, deve ser utilizado para editar modificadores após a confirmação do lançamento de um produto com modificador em uma comanda/mesa. Este campo é mais direcionado ao rodízio.
Em “Venda apenas para maiores de 18 anos”, indique se o produto deverá ser vendido apenas para maiores de 18 anos.
Em “Pede Preço na Venda”, indique se o item poderá ter desconto em venda no PDV.
Em “Combo - Tributado pelos modificadores”, informe se o produto faz parte de um combo tributado pelos modificadores. Ou seja, se o produto será um combo montado a partir dos modificadores. Para saber mais sobre combo, acesso à página de Combos.
Em “Balança Etiquetadora”, informe se o produto será etiquetado pela balança.
Em “Descrição para produção/modo de preparo”, insira uma descrição detalhada sobre o modo de preparo do produto.
Informe os dias de validade do produto.
Clique em “Gravar” para salvar as informações.

Como preencher a aba: Preços, Impostos e Modificadores?
Defina o valor de venda em cada uma de suas lojas.
O valor não pode ser igual a 0, deve ser pelo menos 0,01.
Insira o Código NCM relacionado ao produto e o CEST, que é o Código Especificador da Substituição Tributária. Vale ressaltar que NCM e CEST são obrigatórios apenas para empresas que possuem obrigatoriedade fiscal.
Esses campos devem estar preenchidos se o CRT do cliente for diferente de NENHUM.
Se o produto fizer parte de um Grupo de Modificadores, clique no botão “Modificadores” e selecione o grupo desejado.
Utilize os "Grupos Tributários" para facilitar o cadastro da tributação dos seus produtos. Eles podem ser cadastrados em Administrativo > Filiais > Grupo de Tributos.
Se tiver o Módulo Estoque ativo, poderá clicar no botão “Estoque” para visualizar:
O estoque atual
Os dias entre reposições
Os estoques mínimo e máximo
E se o produto deverá ser pausado quando estiver com estoque abaixo do mínimo.
Clique em “Gravar” para salvar as informações.

Como preencher a aba: Estoque?
Verifique quantos produtos estão disponíveis em estoque.
Clique no botão “Recarregar os dados de estoque” para verificar as entradas e saídas deste produto.
Clicando no ícone de “Informações”, você verá os detalhes desta movimentação.

Como preencher a aba: Composição?
Caso tenha optado por um item que possui vínculo com o estoque, o campo Composição será aberto. Acesse-o.
Nele, vincule sua modificação a um item Estocável que já tenha sido cadastrado.
O item estocável servirá de matriz, e é através dele que controlaremos a quantidade de estoque.
Neste campo, inclua os produtos estocáveis que podem compor outro produto. Por exemplo, o produto X Burguer que será composto por:
Pão de hambúrguer (produto previamente cadastrado como estocável)
Queijo (produto previamente cadastrado como estocável)
Hambúrguer 96g (produto previamente cadastrado como estocável)
Inclua a quantidade de produto que será dada baixa. Por exemplo, a cada X Burguer vendido, descontaremos:
1 X Burguer = 1 Pão de hambúrguer + 2 Queijos + 1 Hambúrguer 96g.
Após inserir a composição, clique em “Gravar”.

Como preencher a aba: Autoatendimento?
É possível incluir a imagem do produto para ilustrá-lo na plataforma de autoatendimento.
Informe o dispositivo para a trava IGo Pass caso necessário.
O que vemos na aba: Histórico?
Visualize as últimas 100 alterações realizadas no produto, registrando o histórico de modificações para consulta.
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