Como lançar Contas a Pagar/Receber?
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Após configurar as , você pode começar a gerenciar seus compromissos financeiros através do Contas a Pagar ou Contas a Receber. Para efetuar o lançamento dessas contas siga o passo a passo a seguir:
Acesse: Retaguarda Cloud > Financeiro > Contas a Pagar ou Contas a Receber
Clique em "Novo"
Preencha os dados do título:
Descrição
Valor do documento
Espécie (boleto, depósito, etc.)
Tipo (efetivo ou previsão)
Efetivo: Refere-se a um documento que já foi pago ou recebido, representando uma transação financeira real que já ocorreu.
Previsão: Indica um documento que ainda não foi pago ou recebido, mas que está previsto para ocorrer em um determinado período, servindo como uma estimativa ou planejamento financeiro.
Data de vencimento
Defina a competência do título com mês e ano.
Selecione a origem do título (pré cadastrado em , ou )
Selecione a categoria (pré cadastrada no )
Escolha a conta bancária (pré cadastrada em )
Para títulos parcelados:
Defina número de parcelas
Escolha periodicidade
Na aba outros, você poderá incluir um número do documento e classificá-lo como movimento interno Operacional ou Não operacional, além de realizar uma descrição.
Clique em "Gravar"
Ao configurar títulos nesses módulos, é possível planejar pagamentos recorrentes, como aluguel, usando o recurso de parcelamento. O sistema divide automaticamente o valor total em parcelas, permitindo um planejamento financeiro eficiente.