Como lançar Contas a Pagar/Receber?

Após configurar as contas bancárias, você pode começar a gerenciar seus compromissos financeiros através do Contas a Pagar ou Contas a Receber. Para efetuar o lançamento dessas contas siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse: Retaguarda Cloud > Financeiro > Contas a Pagar ou Contas a Receber

  2. Clique em "Novo"

  3. Preencha os dados do título:

    • Descrição

    • Valor do documento

    • Espécie (boleto, depósito, etc.)

    • Tipo (efetivo ou previsão)

      • Efetivo: Refere-se a um documento que já foi pago ou recebido, representando uma transação financeira real que já ocorreu.

      • Previsão: Indica um documento que ainda não foi pago ou recebido, mas que está previsto para ocorrer em um determinado período, servindo como uma estimativa ou planejamento financeiro.

    • Data de vencimento

    • Defina a competência do título com mês e ano.

    • Selecione a origem do título (pré cadastrado em fornecedores, clientes ou usuários)

    • Selecione a categoria (pré cadastrada no plano de contas)

    • Escolha a conta bancária (pré cadastrada em conta bancária)

  4. Para títulos parcelados:

    • Defina número de parcelas

    • Escolha periodicidade

  5. Na aba outros, você poderá incluir um número do documento e classificá-lo como movimento interno Operacional ou Não operacional, além de realizar uma descrição.

  6. Clique em "Gravar"

Ao configurar títulos nesses módulos, é possível planejar pagamentos recorrentes, como aluguel, usando o recurso de parcelamento. O sistema divide automaticamente o valor total em parcelas, permitindo um planejamento financeiro eficiente.

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