Parte da Loja

Antes de começar

Para criar a loja do seu cliente você precisa já ter realizado os passos da etapa anterior "Delivery Legal - Parceiro", lá você pode encontrar todas as instruções necessárias para criar lojas.

Selecione a opção de "Criando uma loja".

Para acessar o modo de lojista, acesse esse link: https://app.deliverylegal.com.br/users/sign_in

Tela de pedidos - Dashboard

Na tela de pedidos dentro do Delivery Legal, o cliente poderá gerenciar os pedidos que chegam no sistema e também informar se a loja está aberta ou não.

Importante: o Delivery Legal não tem horário de funcionalmente, é o cliente que define se a loja está aberta ou não. Por isso ele precisa acessar está página e habilitar a loja como ativa sempre que for aceitar pedidos do Delivery Legal.

No Painel de Pedidos você poderá fazer a abertura e fechamento da Loja.

Para abrir ou fechar a loja, movimente o botão de abertura e fechamento.

Em "Pedidos" você poderá fazer acompanhamento, aceite e impressão dos pedidos. Quando chegar um novo pedido na plataforma será emitido um aviso sonoro até que o pedido seja aceito.

Cadastro de Produtos

Categoria

Antes de começar a cadastrar um produto, é necessário prestar a atenção nas nomenclaturas diferentes entre o Cloud e o Delivery Legal. Sendo que:

  • Categoria = Grupo de produtos

  • Complementos = Grupo de modificadores

  • Componentes = Modificadores

  • Modificadores = Complementos vinculados aos produtos

Depois que se atentar a esses pontos, pode continuar a configuração.

Primeiro é necessário criar uma Categoria antes de criar um produto, para isso clique em Produtos do lado esquerdo da tela e clique depois em Categorias. Após isso clique em Adicionar Categoria.

Será aberto uma tela com três campos.

  • Nome: Nome da categoria de produtos.

  • Mensagem: Descrição da categoria.

  • Cód ERP: Não precisa preencher.

Produto

Para criar um produto, clique em Produtos do lado esquerdo da tela. Depois disso clique em Adicionar Produto, uma nova aba irá aparecer do lado direito da tela pedindo as informações dos produtos.

  • Categoria: A categoria do produto é equivalente ao grupo de produtos.

  • Nome: Nome do produto que vai aparecer para o cliente final.

  • Preço: Valor do produto.

  • Descrição: Descrição detalhada do produto que aparece para o cliente final.

  • Cód ERP: Código do produto correspondente no Cloud, isso é necessário para ter integração.

  • Cód EAN: Código EAN do produto.

  • Imagem do produto: Imagem do produto que é exibida para o cliente final.

Também é possível ativar ou desativar os produtos a partir do botão que está ao lado dos nomes dos complementos. Além disso, pode clicar nos 3 pontinhos ao lado de ativar e desativar para aparecer mais ações possíveis.

  • Modificadores: Seleciona os complementos que vão estar atrelados aos produtos. Também será possível configurar a forma que os modificadores irão se comportar.

  • Disponibilidade: Dias que esse produto está disponível.

  • Promoção: Mostra se o produto está em promoção ou não.

  • Duplicar: Duplica as configurações desse produto em um novo produto.

  • Editar: Edita as informações desse produto.

Abaixo podemos ver as configurações do campo Modificadores.

  • Nome: Nome do modificador (complementos).

  • Cód ERP: Não precisa preencher.

  • Quantidade Mínima: Quantidade mínima a ser selecionado no produto.

  • Quantidade Máxima: Quantidade máxima a ser selecionado no produto.

  • Cálculo: Define a forma que será apresentada o valor dos modificadores, SOMA, MÉDIA ou MAIOR.

  • Complementos: Seleciona os complementos que estarão vinculados a esse produto.

Ao clicar em modificadores, também existe a possibilidade de clicar no complemento que aparece abaixo do nome do modificador e alterar o preço do os componentes dentro dele individualmente.

Abaixo podemos ver as configurações do campo Disponibilidade.

Nessa opção, podemos clicar em Adicionar para abrir uma tela onde podemos selecionar os dias da semana e horários que esse produto irá aparecer na tela do cliente final para ser vendido. Também é possível adicionar mais regras clicando novamente no botão de adicionar.

Abaixo podemos ver as configurações do campo Promoção.

Em promoção, podemos selecionar se o produto está com o valor promocional ou não. Basta selecionar a flag de promoção para ativado. Ao ser ativado vai ser aberto dois campos na tela um com o valor original e outro com o valor promocional.

Logo abaixo, tem opção de deixar o destaque do produto na tela de venda ativado ou não para esse produto.

Complementos

Primeiro é necessário criar uma Complementos antes de criar um Componente, para isso clique em Produtos do lado esquerdo da tela e clique depois em Complementos. Após isso clique em Adicionar Complemento.

  • Nome: Nome do grupo de complementos.

  • Cód ERP: Não precisa preencher.

  • Componentes: Selecione os componentes que farão parte do grupo de complementos.

Também é possível ativar ou desativar os grupos a partir do botão que está ao lado dos nomes dos complementos.

Componentes

Para criar um componente clique em Produtos do lado esquerdo da tela e clique depois em Componentes. Após isso clique em Adicionar Componentes.

  • Nome: Nome do grupo de componentes.

  • Cód ERP: Não precisa preencher.

  • Componentes: Selecione para qual grupo de complementos irá esse componente.

Também é possível ativar ou desativar os grupos a partir do botão que está ao lado dos nomes dos complementos.

Lembrando que para colocar valor no componente é necessário clicar no botão ATUALIZADOR para abrir as opções abaixo, após isso pode ser preenchido o campo de preço do componente.

Antes de clicar em atualizar não esqueça de flagar o quadrado do lado esquerdo da tela.

Configurações

Entre na loja e clique em Configurações, será aberto uma tela onde o cliente poderá configurar as informações dele.

Lembrando que esses módulos destacados abaixo não estão integrados ainda com o sistema.

  • Domínios

  • SEO

  • Progressive Web App

  • Autoatendimento

Geral

Agora vamos para as configurações possíveis da loja, primeiro clique no botão de GERAL. Nessa função poderá validar as informações do estabelecimento e marcar se o endereço da loja ficará visível para o cliente final.

Como podemos ver na opção de baixo, o cliente pode escolher se o endereço dele fica visível ou não. Nesse mesmo local fica API que será usada para integrar com o sistema posteriormente.

Área de entrega

Antes de criar uma área de entrega, precisamos ver como é realizada a criação dessas áreas e como interagir com elas.

Podemos ver no canto direito superior da tela na imagem a seguir, que temos 7 opções de interação com o mapa de área de entrega. No primeiro botão de cima para baixo:

  • Primeira opção: Na opção de mais podemos aproximar a tela para ficar mais próximo ao mapa.

  • Segunda opção: Na opção de menos, a tela fica mais longe do mapa.

  • Terceira opção: Podemos selecionar a área ligando os pontos na tela. Clique nessa opção e depois no mapa continuamente até completar uma área.

  • Quarta opção: Permite mover as áreas já criadas.

  • Quinta opção: Recorta uma área de NÃO entrega dentro da área criada (parte azul).

  • Sexta opção: Apaga a área criada.

  • Sétima opção: Ao selecionar essa função, é possível girar as áreas.

Na área de entrega poderá ser selecionado a área que o restaurante irá atuar e a taxa dessa área de operação podendo ser por raio ou por área.

Para definir a forma que o Delivery Legal irá atuar, precisamos clicar no ícone de engrenagem abaixo de "Salvar e Continuar". Ao clicar irá abrir uma nova tela onde poderemos selecionar o modo que iremos usar a área de entrega. Independente do modo, a área de entrega terá que ser selecionada.

Lembrando que a forma de calculo da distancia será feito em linha reta, ou seja, vai ser do ponto do estabelecimento ao ponto de entrega.

Na imagem abaixo podemos ver um exemplo disso. Apesar da rota do Google ser superior em KM, o sistema irá considerar apenas a linha reta.

No modo de "Taxa por Raio", vamos precisar selecionar os locais que atendemos e a partir disso o sistema irá calcular distancia do estabelecimento. Aqui podemos ver que após selecionar os locais que serão atendidos, é criado dois raios com linhas tracejadas cobrindo 2 KM e também destacada com a cor vermelha.

Antes de criar o o valor da taxa de entrega, é necessário clicar em "Salvar e Continuar". Após isso, será possível clicar em "Taxas e Entrega" para colocar os valores das taxas.

Coloque os valores por KM, caso a faixa seja maior, pode repetir os valores.

Na entrega por área as configurações são parecidas.

Após selecionar o modo de taxa por área, basta selecionar as áreas de atuação para onde serão feitas as entregas e depois a taxa de entrega de cada área criada.

Como podemos ver nesse exemplo abaixo, onde uma área será cobrado um valor e na outra área outro valor dividas por bairro.

Lembrando que os dois modulo de taxa de entrega podem selecionar mais de uma área diferentes. Apenas a forma em que a taxa é aplicada será diferenciada.

Métodos de pagamento

Para acrescentar uma forma de pagamento, clique em ADICIONAR. Uma nova tela será aberta, coloque o nome da forma de pagamento e o código correspondente no sistema.

Lembrando que o proposito desse código é apenas vincular a forma de pagamento que está no Cloud com a que está no Delivery Legal.

Checkout

Na tela de checkout vamos poder selecionar algumas informações que irão influencia como o cliente final finaliza o pedido dele.

  • Pedido mínimo: Valor mínimo para os pedidos serem feitos.

  • Modo anônimo: Se ativado, permite o cliente final escolher se vai querer fazer o cadastro (ou acessar um já existente) ou não na plataforma.

  • Retirada Balcão: Permite o cliente escolher se vai retirar o pedido no estabelecimento.

  • Entrega: Permite o cliente escolher se vai receber o pedido.

  • Mensagem: Mensagem para o cliente final ao chegar na tela de finalização de pedido. Na opção abaixo o cliente pode selecionar se vai ou não apresentar essa funcionalidade.

Ao terminar de configurar pode clicar em "Salvar".

Tema

Aqui o cliente pode selecionar como será a cor dos botões, ações e imagens que irão ficar disponíveis para o cliente final visualizar.

  • Logomarca: insira a logomarca da empresa em formato PNG até 1mb, no tamanho 800 x 800.

  • Capa da loja: Insira a imagem em formato PNG, JPG e até 1mb, no tamanho 1296x324

Agendamento de entrega

Na tela de agendamento de entrega, podemos selecionar os dias que o agendamento estará funcionando.

No botão de "Adicionar Agendamento" podemos definir os dias em que o estabelecimento fará entrega agendada. Lembrando que essa opção é referente aos dias em que o estabelecimento estará apto a realizar entregas e não é o momento em que o estabelecimento está atendendo, ou seja, aberto.

Abaixo podemos definir se essa funcionalidade está ou não habilitada. Mais abaixo podemos ver a opção de "Máximo de dias" que vai definir o limite de tempo de entrega entre 0 a 10 dias a partir da data atual.

Usuários e Permissões

Para criar um usuário, é necessário clicar em Convidar Usuário, após isso aparecerá uma nova tela pedindo para informar o nível de permissão que o usuário a ser convidado terá sobre o sistema, o cliente pode escolher entre Administrador, Gerente e Operador.

Após selecionar o nível de permissão basta digitar o e-mail desejado e clicar em "Enviar Convite".

Importante: A impressora e o computador precisam estar na mesma rede.

Importante: O ideal é usar a impressão pelo Delivery Legal apenas quando não houver integração com o PDV.

Link para o Download Gestor de Pedidos: Gestor de pedidos

Após baixar o aplicativo, execute o arquivo e clique em avançar até o fim.

Após instalar o aplicativo, execute o atalho da Área de Trabalho com o nome "Gestor de Pedidos"

Configurando a integração

Clicando no Menu (são 3 linhas do lado direito superior da tela), você terá acesso as opções de configuração do aplicativo.

  • Token: Pegue o token nas Configurações da Loja do Delivery Legal. Entre no Delivery Legal> Configurações> Pegue o token de integração.

  • Aceitar/Imprimir Automaticamente: Aceita e Imprime o pedido no recebimento.

Colocando sua marca no Gestor de Pedidos:

Para colocar a marca da loja no Gestor de Pedidos, basta substituir o arquivo "logotipo.png" que encontra-se dentro da pasta onde o mesmo foi instalado. O logotipo deve ter o tamanho de 175 x 50 pixels.

Abrindo/Fechando a loja e alterando tempos de Entrega

  1. Altera o Tempo de Entrega do Delivery Legal, após mudar, clique em Ok.

  2. Altera o Tempo de Busca do Delivery Legal(Balcão), após mudar, clique em Ok.

  3. Abre/Fecha a Loja no Delivery Legal;

  4. Para alternar entre os status dos pedidos, selecione a opção ao lado deles.

Configurando a impressão

Para configurar a impressora que será usada na impressão, primeiro entre no Gestor de Pedidos> Clique no menu (são 3 linhas do lado direito superior da tela)> Parâmetros> Impressão.

Lembrando que para que a sua impressora aparece nessa tela, ela precisa ter sido configurada antes junto com o driver dela. Para isso consulte o manual da própria impressora.

  • Tamanho da fonte: Por padrão é 8

  • Numero de colunas: Por padrão é 40.

  • Numero de vias: Quantidade de vezes que o pedido será impresso.

Caso queria mudar o tamanho da fonte será necessário diminuir o numero de colunas na impressão.

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