Gestão Financeira
Last updated
Last updated
Controlar as finanças da empresa significa ter consciência da situação financeira real em que se encontra. O processo de controle financeiro e fluxo de caixa se baseia no registro de contas.
Adiante, teremos uma introdução ao módulo Financeiro, criação do plano de contas e cadastro de contas bancárias.
Através do Módulo Financeiro da Retaguarda Cloud, poderemos:
Cadastrar contas bancárias
Gerir despesas e recebimentos
Criar um plano de contas
Efetuar o fechamento/acerto de vendas dos PDVs
O primeiro passo para utilizarmos o módulo Financeiro, é criar um plano de contas concreto que consiga comportar todas as nossas categorias de recebimento e despesas de forma detalhada. Um plano de contas preciso é sinônimo de boa gestão e relatórios completos. Veja o exemplo de uma estrutura básica:
Para criarmos um plano de contas, acesse o Módulo Financeiro e clique em Plano de Contas
Agora você irá selecionar se deseja criar uma nova categoria de Despesas ou de Receitas
Após Criar a categoria, precisaremos criar as subcategorias. É através delas que iremos cadastrar as entradas e saídas. Com a base do seu plano de contas pronta, como no modelo abaixo, podemos avançar.
Depois de ter criado um Plano de Contas que atenda suas necessidades, a próxima etapa para iniciarmos o uso do módulo financeiro é criar uma Conta Bancária na Retaguarda Cloud.
É importante notarmos que as contas criadas na plataforma não possuem vínculo com contas reais e são utilizadas apenas para obtermos gestão total do módulo.
Um exemplo que poderemos utilizar nesta demonstração é a conta “Caixinha” ou “Caixa Interna”, comumente utilizada por nossos clientes.
Para dar início a criação, acesse o menu Financeiro, então Contas Bancárias e clique em Novo+:
Nesta tela, defina os dados da conta que está sento criada. Não é necessário informar gerente, número da conta bancária ou agência pois são dados opcionais.
Agora que já temos um Plano de Contas e uma Conta Bancária em nosso sistema, já é possível iniciar o uso.
A partir destes pontos, poderemos criar acertos de caixa, transferências, gerar receitas e despesas em nosso Cloud.
Veja como fazer estes tipos de movimentação nas próximas páginas!