Cartões e Pulseiras NFC

Aqui você encontra o que é e como a tecnologia de NFC pode ser utilizada de forma completa no PDV Legal.

O que é NFC?

NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio que permite a troca de informações entre dispositivos quando estão muito próximos, o PDV Legal pode utilizar essa tecnologia em cartões, pulseiras e equipamentos com o sistema instalado para leitura de dados. O intuito é de identificar o cadastro pela numeração do cartão/pulseira do cliente para registrar o consumo no sistema e ter um controle maior sobre as vendas que são feitas.

Como funciona?

O NFC em cartões e pulseiras possuem uma numeração única em cada um deles, essa numeração é informada no cadastro do cliente para identificar quem é o cliente e ter um registro das vendas/consumo que ele fez em seu estabelecimento.

Temos como exemplo este cartão:

Para verificar qual a numeração deste cartão podemos utilizar um leitor de mesa de NFC (Indicado mais abaixo nos equipamentos homologados), basta conectar o mesmo em um computador, abrir o bloco de notas ou clicar no campo onde você irá deixar gravada essa numeração, aproximar o cartão e ele irá mostrar em tela qual é o código deste cartão, no exemplo abaixo foi feito a leitura de cartão no cadastro de cliente na retaguarda após clicar no campo "Código de referência" e nos trouxe o número 859387153:

Caso não tenha o leitor de mesa você pode utilizar um celular android com NFC e instalar este app para leitura, após instalado abra o app e com o NFC ativo encoste o cartão no celular, ele irá mostrar esses dados:

No campo ID (dec) marcado em vermelho ele mostra a numeração deste cartão, que no caso é 859387153 e é esse dado que iremos colocar no cadastro do cliente no sistema para consultar via aproximação do cartão/pulseira.

Um detalhe importante que está marcado ali em vermelho é o tipo de tecnologia, atualmente recomendamos o uso de cartões/pulseiras com a tecnologia Mifare Classic 1K e frequência de operação de 13.56mhz.

Existem outros padrões no mercado que até podem ser utilizados mas no caso do Mifare Classic 1k temos a garantia de homologação no sistema, caso tenha outro tipo como por exemplo Mifare Ultralight, para verificar o número do cartão você irá conseguir apenas pelo celular android, pois atualmente não tem no mercado um leitor de mesa capaz de realizar a leitura, tirando essa questão o restante funciona normalmente.

Hoje temos 3 rotinas que podem utilizar o NFC.

NFC como número de comanda

Há a possibilidade de utilizar a numeração do cartão como número de comanda no PDV, na tela de vendas basta estar com o NFC ativo no celular ou no caso de maquininhas há o botão marcado em vermelho na imagem abaixo, que irá ativar o NFC para leitura. Aproxime o cartão e será lido os 6 últimos dígitos, no caso do nosso cartão de número 859387153, foi lido os números 387153, agora basta tocar em ok que a comanda será aberta para lançar os produtos:

NFC em Conta Assinada

No modo de conta assinada você pode cadastrar este cartão/pulseira no cadastro do cliente, basta ir na retaguarda ao lado esquerdo em Pessoas -> Clientes -> Ícone de lápis ao lado direto do cadastro e preencha a numeração no campo código de referência, após isso basta gravar no botão acima que está feito o vínculo.

Agora no PDV, na tela de consulta de cadastro para confirmar o envio do consumo para a conta assinada basta aproximar o cartão/pulseira que a numeração será consultada:

Feito a consulta basta tocar no cliente, ir em pagar para finalizar a venda e lançar esse consumo na conta assinada.

É possível também consultar esse cliente para relizar os pagamentos pendentes que ele tem na conta assinada, para realizar esse processo basta ir na tela de vendas em +Funções -> Extrato Conta Assinada -> toque no campo de consulta e apróxime o cartão/pulseira, feito isso o PDV irá consultar o cadastro do cliente e mostrar em tela para selecionar e efetuar os pagamentos ou imprimir extrato:

NFC para consulta de hóspede/conta avulsa HITS

Já na integração com o sistema de hotelaria Hits temos a possibilidade de utilizar o NFC para consultar e vincular um consumo a um hóspede que está no hotel. Para isso basta ir na tela de pagamento e selecionar a forma "Pago em PDV recepção (hits)", abrirá uma tela para consulta e com isso basta aproximar o cartão/pulseira que será consultar na hits e vinculado o hóspede:

Feito o vínculo basta tocar em "Pagar" que a venda é finalizada e o consumo será lançado na conta deste cliente ao hits.

Equipamentos homologados NFC

Modelos de celular homologados para NFC:

  • Samsung M52

  • Galaxy Xcover Pro

Maquininhas homologadas:

  • V2 Sunmi Pro

  • Sunmi P2

Obs: No caso dos celulares temos os modelos homologados que foram testados, mas no geral celulares que atendam os requisitos mínimos do sistema e tenham NFC irá funcionar normalmente pois segue um padrão. No caso de maquininhas são somente os modelos homologados, já que atuam de uma outra forma na leitura.

Leitores de mesa indicados para uso:

Last updated