Autoatendimento

OBS: Caso o cliente não for usar a impressora (sem bobina), é necessário desabilitar função da impressão da via do cliente dentro de Configuração> Parametros> Desmarcar opção "Solicita impressão Via Cliente"

Cenários

O autoatendimento é a ferramenta ideal para você que deseja ter uma operação autônoma. Com os modelos Autônomo, Assistido e PDV Legal Fast, você pode controlar configurar sua rotina de vendas de diversas formas diferentes.

O modo autoatendimento é ideal para pequenos varejos de conveniência, como os que você encontra em condomínios por exemplo, e também é aplicável em lanchonetes, cafeterias, sorveterias, basicamente em qualquer operação que não precise de atendimento humano.

Possibilidades de equipamentos

Para operar com o modelo de autoatendimento você irá precisar de equipamentos destinados a essa função. É importante sempre levar em consideração aspectos como tamanho de tela e construção do display para levar uma boa experiência de compra para seus clientes.

Algumas boas recomendações para o cenário de auto atendimento são as seguintes:

Trava para Geladeira

Visando atender legislações em diversos estados do Brasil, nossa solução também conta com travas que podem ser configuradas tanto para acesso a loja quanto para abertura de geladeiras. Essa função é bastante importante quando são vendidas bebidas alcoólicas na operação. Antes de começar o cliente precisa de alguns requisitos:

  • Ter o equipamento IGOPass em mãos e configurado

  • Na licença precisa estar habilitado o validador de CPF (serviço pago, consultar comercial)

Para configurar o equipamento IGOPass precisa seguir o manual da própria fabricante que está abaixo: Manual da trava

Primeiro passo é entrar no Cloud> Administrativo> Configurações> Outros Dispositivos. Crie um dispositivo para a Geladeira igual ao exemplo abaixo:

Segundo passo é configurar o produto para chamar o dispositivo criado. Cloud> Produtos> Produtos> Seleciona o produto> Autoatendimento> Vincule o produto ao dispositivo criado.

Lembrando que o produto precisa estar marcado para compra somente para maior de 18 anos e marcado como autoatendimento SIM.

Terceiro passo é entrar no Cloud> Administrativo> Filiais> Parâmetro> Desce até a parte de dispositivos Igopass. Nesse tela o cliente vai selecionar o dispositivo e vincular ao código QRCode que foi e pego no próprio equipamento, nesse caso basta ler o qrcode com o celular copiar e colocar ele aqui.

Lembrando que esse processo é por filial.

Quarto passo é configurar a trava no terminal, mas primeiro o PDV precisa estar configurado para autoatendimento. Entra no PDV> Configurar> Parâmetros> Desce até a parte de autoatendimento> Marca a opção IGoPass.

Agora basta entrar no autoatendimento e realizar uma venda com o produto configurado para pedir o CPF.

Opções de Autoatendimento

Há 3 formas distintas de operar com autoatendimento.

1) Modo Autônomo - Imprime em impressoras remotas (mas sem modificadores) e emite notas fiscais pelo Cloud (é possível enviar notas por e-mail).

2) Modo Assistido - Imprime em impressoras remotas (com modificadores) e emite notas fiscais tanto fisicamente quanto pelo Cloud (também é possível envio via e-mail)

3) PDV Legal Fast: Aplicativo que os visitantes da sua loja baixam para realizar compras. Indicado para varejo.

Conheça abaixo as principais características de cada modelo.

Modo Autônomo

O modo autônomo é indicado em cenários em que não há profissionais para auxiliar no processo de compra, ou seja a operação é 100% autônoma.

Para habilitar o modo autônomo no terminal desejado, entre no Cloud> Administrativo> Filiais> Selecione a filial> Meus equipamentos> Selecione o equipamento que vai operar o autoatendimento.

Depois de ter configurado o terminal no Cloud, abra o PDV e sincronize as tabelas. Assim que terminar deixe no menu principal durante alguns segundos. O sistema irá entrar automaticamente no modo autoatendimento após alguns segundos.

Já na tela do auto atendimento serão exibidos os produtos junto com suas respectivas fotos (que devem ser incluídas na opção autoatendimento dentro do produto). Na parte de cima vemos as classes que pertencem esses produtos.

Ao clicar em algum produto, será no canto inferior direito a quantidade do produto no meu carrinho e a opção "ver carrinho" surgirá na tela. Através dela o cliente poderá finalizar a venda. Também é possível ver o carrinho clicando no ícone no canto superior direito.

Assim que o cliente terminar de escolher os produtos e clicar en VER CARRINHO, ele será direcionado a uma tela onde poderá confirmar os itens que estão sendo comprados e as quantidades. O cliente vai ter a possibilidade de PAGAR, VOLTAR para a tela de seleção ou CANCELAR a venda.

Caso o cliente opte por finalizar a venda, será apresentado a tela de pagamento com as opções de forma de pagamento.

O modo Autônomo é indicado para operações onde se vende produtos finalizados, como pequenos e médios varejos.

No vídeo abaixo você pode visualizar uma operação com o modo autônomo, onde o consumidor é responsável por todo o processo de compra.

Modo Assistido

O modo assistido é indicado quando existe um operador para auxiliar no processo de compra, caso seja necessário.

Para habilitar o modo assistido no terminal desejado, entre no Cloud> Administrativo> Filiais> Selecione a filial> Meus equipamentos> Selecione o equipamento que vai operar o autoatendimento.

Depois de ter configurado o terminal no Cloud, abra o PDV e sincronize as tabelas. Assim que terminar deixe no menu principal durante alguns segundos. O sistema irá automaticamente entrar em modo autoatendimento.

Após alguns segundos a tela do autoatendimento será aberta. Na tela podemos ver que o layout é bem semelhante com a tela balcão do sistema. O cliente pode ver os grupos e os produtos do lado direito da tela e ao selecionar algum produto, ele será exibido do lado esquerdo da tela.

Na parte de baixo podemos ver 3 botões, Cancelar Último item, Desistir da Venda e Pagar. Ao clicar em PAGAR o usuário será levado a tela de pagamento.

O modo assistido é recomendado para cenários onde os itens podem ser modificados, como restaurantes e fast foods. Além disso é importante que ao ser utilizado exista um operador capaz de orientar consumidores.

O PDV Legal Fast é uma ferramenta de autoatendimento que tem por objetivo diminuir a necessidade de utilização de Hardwares. Através do PDV Legal Fast seus clientes acessam sua loja através de qualquer Smartphone, constroem seus carrinhos e fazem as compras.

Esse modo de operação é bastante diferente dos descritos acima, já que o processo de compra acontece integralmente no celular dos clientes não existindo a necessidade de equipamentos.

Clicando nesse link: https://ajuda.tabletcloud.com.br/integracoes/pdv-legal-fast você consegue encontrar todas as informações importantes sobre o PDV Legal Fast e também dicas de configuração.

Modelo Misto

Uma opção muito interessante para lojas autônomas é colocar em conjunto ao PDV Legal Fast nosso PDV nos modos autônomo ou assistido.

Essa configuração garante aos visitantes da sua loja mais possibilidades no momento da compra, optando pelo caminho mais conveniente.

Programando Reinicilização Automática

Uma boa prática para trabalhar no modo autoatendimento é reiniciar os equipamentos 1x ao dia. Esse procedimento garante que o dispositivo trabalhe sempre com alta performance.

Em alguns equipamentos, como o Gbot e M10, é possível configurar a reinicilização automática através do menu de configurações. Para isso, basta acessar as configurações do seu Android e buscar pela opção Programar ligar/desligar.

Depois de clicar em Programar ligar/desligar você deverá informar ao sistema o horários da rotina. No exemplo abaixo programamos o equipamento para desligar as 8h30 e ligar novamente as 8h32.

É importante ressaltar que alguns equipamentos não contam com essa opção, isso depende da versão do Android utilizada. Caso seu equipamento não tenha essa opção, busque na Google Store por algum aplicativo que execute essa função.

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