MF-e - Elgin
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Consulte a pagina de cobrança da emissão fiscal clicando aqui
Antes de iniciarmos o processo de ativação do equipamento MF-e Elgin, é necessário que este já tenha sido vinculado ao CNPJ do estabelecimento, utilizando o certificado AC SAT. Para mais informações, verifique o tópico “Vincular equipamento SAT” presente no manual do dispositivo Elgin.
Possuindo todos os dados, acesse a Retaguarda e então Administrativo e Filiais
Caso tenha mais de uma filial, selecione aquela que deseja configurar. A primeira aba a ser preenchida é a Geral. Qualquer dúvida acesse o manual inicial.
Após ter gravado, volte para a a aba Fiscal e clique em Cadastro, na parte inferior direita da sua tela, para gerar o login na plataforma Invoicy. Dica: Não coloque nenhum dado nas chaves Migrate, pois elas serão criadas automaticamente.
Após a criação, o botão Cadastro se tornará Ver dados de acesso. Utilize ele para ver os dados do seu login e senha do Invoicy.
Após concluir essa etapa pode prosseguir com a ativação do MF-e.
Antes de iniciar o processo de reconhecimento e ativação verifique com o contador se o MF-e está vinculado ao CNPJ do contribuinte na Sefaz.
Antes de realizar a ativação é necessário abrir um chamado com o suporte da Tablet Cloud, para cadastramento do equipamento no ambiente da Software House (Tablet Cloud) junto a Sefaz. Necessário informar CNPJ do contribuinte e o número de série do MF-e.
Versão do PDV precisa estar acima da 24.07.01.300.
O MF-e da Elgin deve ser utilizado apenas em dispositivos que não são SmartPos, pois é necessário instalar um app a parte para comuncação com o MF-e. Você consegue baixar este app nas ferramentas de suporte, clicando aqui ou no terminal abra o PDV legal, vá nos 3 pontinhos na direita -> ferramentas suporte -> APK Elgin.
O MF-e pode ser vinculado apenas a um terminal PDV na licença, já que ele tem uma restrição de comunicação para apenas 1 dispositivo.
O MF-e é conectado diretamente na rede, ou seja, o acesso do terminal PDV é feito via internet.
Não conecte o MF-e ao raspberry, conforme apontado no item anterior ele deve ser ligado apenas na tomada com uma fonte (adquirida a parte) e o cabo de rede conectado no modem/roteador do local.
Antes de realizar ativação verifique se o serviço está disponível na página de consulta do estado do Ceará: Consultar Serviços.
Caso os serviços não estejam disponíveis aguarde a disponibilidade dentro de algumas horas.
Caso o MF-e já esteja ativo com outra Software House é necessário apenas realizar a troca da chave AC para a que é gerada no cloud na parte fiscal, em "Chave Vínculo AC (SAT)" e solicitar a ao suporte o vinculo deste contribuinte para Software House (Tablet Cloud) que será utilizada no MF-e.
Após o contador realizar o vínculo do MF-e ao CNPJ do contribuinte na Sefaz é preciso realizar abertura de chamado no suporte da Tablet Cloud, informando os seguintes dados:
CNPJ do Contribuinte: Informar o CNPJ do cliente que está vinculado ao MF-e.
Chave de vínculo AC(SAT): Chave gerada no cloud
Solicitar ativação de importação de documentos no invoicy.
Atenção: Siga para os próximos passos abaixo após o suporte ter realizado e validado o reconhecimento do MF-e na Sefaz.
Para ativar o MF-e Elgin pode ser utilizado o ativado do SAT da elgin, para isso acesse este site e ali iremos baixar tanto o driver quanto o ativador que iremos utilizar, para isso acesse a página, desça um pouco e clique em "Download Center":
Na lista da direita iremos baixar o "Ativador 1.1.12" e o "Driver", baixei ambos e instale primeiro o Driver e em seguida o Ativador. Após instalação conecte um cabo de rede no MF-e e o cabo usb no computador, abra o programa "Elgin Tools" (irá aparecer o atalho na àrea de trabalho ou faça a pesquisa deste nome no campo de pesquisa do windows).
Na tela que se abriu, selecione a opção de que o MF-e não foi ativado e em "SAT" selecione MF-e:
Feito isso clique ali em cima em "Próximo", na tela seguinte preencha os seguintes campos:
Código: Aqui coloque o código de ativação do MF-e, recomendamos usar o padrão 123456789.
Confirme o Código: Preencha novamente o código de ativação.
CNPJ do estabelecimento: Informe o CNPJ do contribuinte.
Tipo de certificado digital: Sempre selecione o certificado gratuito AC-SAT/SEFAZ
Estado da federação: No caso do MF-e selecione o estado do Ceará
Após o preenchimento clique em "Ativar SAT" e aguarde mensagem de retorno de que foi ativado com sucesso. Assim toque em ok e na tela que apareceu clique na parte de baixo em "Vinculação" e preencha os seguintes dados na tela:
CNPJ do contribuinte: Coloque o CNPJ do contribuinte
CNPJ da Software House: Aqui informe o CNPJ da software house, que no caso é a Alpha Logo (15.336.489/0001-44).
Assinatura AC: Chave gerada no cloud em administrativo -> filiais -> fiscal -> Chave de vínculo AC(SAT), basta gerar, copiar e colar neste campo.
Após preenchimento clique em salvar na parte cima e irá aparecer uma mensagem acusando que foi vinculado com sucesso.
Feito isso está pronto a ativação do MF-e, desconecte o usb do computador e ligue o equipamento via fonte na tomada.
Com o processo de ativação do MF-e concluído agora vamos configurar o terminal PDV para emissão de cupom fiscal, lembrando que como mencionado anteriormente o MF-e somente 1 terminal se comunica via rede com o MF-e para emitir cupom fiscal. Acesse o cloud do cliente e vá em Administrativo -> Filiais -> Ícone de lápis ao lado direito da licença do cliente -> Meus terminais e edite o equipamento que irá ficar responsável pelo MF-e no ícone de lápis.
Nessa tela de configuração coloque:
Nome: Coloque o nome do equipamento.
Utiliza SAT: Marque como "Sim".
Série: Informe aqui o número de série do MF-e, é possível consultar na etique abaixo do sat e esse dado é OBRIGATÓRIO preencher, pois sem isso a emissão do cupom fiscal não irá funcionar.
Marca: Marca do sat utilizado.
Código de segurança: Informar o código cadastrado na ativação do MF-e.
Feito o preenchimento bastar clicar em "Gravar equipamento" e no terminal vá na tela inicial do app nos 3 pontinhos na direita acima e vá em baixar tabelas -> continuar.
Após terminar de atualizar vá em configurar -> parâmetros do sistema -> deslize até as opções finais e marque a opção "Define conexão SAT" para LAN e toque abaixo em Salvar.
Por último instale o aplicativo da elgin para comunicação com o MF-e, para isso basta ir novamente nos 3 pontinhos na direita em cima -> Ferramentas suporte -> Apk Elgin.
Pronto, tudo está perfeitamente configurado para emitir o cupom fiscal, após emitir veja se o cupom fiscal está no invoicy e consulte o mesmo na sefaz do estado.