Módulo Entrega/Delivery

Módulos de Venda

Nosso sistema é composto por 3 módulos de venda:

  • Módulo Balcão e Pré-Venda;

  • Módulo Mesa;

  • Módulo Delivery.

Nesta aula, aprenderemos um pouco mais sobre o módulo Delivery. Esse módulo foi desenvolvido para atender estabelecimentos que atuam com entregas de produtos aos clientes finais e precisam monitorar/expedir. Ideal para restaurantes e varejos que trabalham com entrega.

Obs: É importante visualizar a aula do Módulo Balcão, lá você pode encontrar os detalhes da tela geral de vendas!

Módulo Entrega/Delivery - Entrando no módulo

Importante: Antes de acessar o PDV para fazer sua primeira venda, vá no Cloud> Pessoas> Usuários PDV> Selecione um usuário> Marque ele como Entregador. Esse passo é necessário para entrar no Delivery.

Primeiro, acesse a tela de vendas no menu principal e do PDV depois selecione o módulo delivery na parte inferior esquerda da tela, conforme a imagem.

Módulo Entrega/Delivery - Venda

Ao entrar, irá aparecer uma tela com algumas opções.

  • Primeiro botão: Abre o Gestor de pedidos do Cloud pelo navegador ou web view. Sempre que a aplicação fechar e for aberta será feito a pergunta novamente.

  • Segundo botão: Procura os pedidos que estão listados baseado 4 critérios. Abaixo iremos falar sobre os critérios.

  • Terceiro botão: Ordena os pedidos de varias formas diferentes. Como por: N° de pedido, Nome, Endereço, etc.

  • Quarto botão: Defini se os pedidos serão exibidos na tela como lista ou quadrados (verifique a melhor opção para o cliente)

  • No canto inferior esquerdo, temos o botão de '+' que abre a opção de uma nova venda.

Critérios de busca de pedido:

Telefone ou Pedido: essa informação fica na segunda coluna da esquerda para direita. Representando o telefone que é feito no pedido manual é o numero que substitui o telefone que vem das integrações delivery.

Nome: O nome do cliente que fez o pedido

Entregador: Pega o nome do entregador que levou o pedido. Lembrando que só conta para pedidos expedidos.

Sequência: Numero do pedido que fica na primeira coluna da esquerda para a direita.

Módulo Entrega/Delivery - Iniciando um pedido

Lembrando que o fluxo comumente usado e que será seguido nesse manual é: Pedido iniciado> Pedido enviado para cozinha> Pedido Expedido depois de pronto> Motoboy voltou e confirmou entrega.

Ao clicar no '+' irá aparecer a seguinte tela:

Todos os campos que tem o sinal de '*' tem o preenchimento obrigatório. Lembrando que ao colocar o telefone, caso o cliente já fez o pedido alguma vez, os dados serão parecidos automaticamente.

Assim que os campos forem preenchidos clique em SALVAR. Depois basta selecionar a taxa.

Lembrando que assim que selecionar uma taxa ela será gravada para esse cliente, então nos próximos pedidos não irá requerer mais que seja informado a taxa. Mas pode ser trocado se for preciso.

Dentro da tela de venda do Delivery, o usuário pode lançar os pedidos igual aos outros módulos ou também poderá alterar a taxa, cancelar a venda ou verificar os dados do cliente utilizando os botões da parte de baixo da tela.

  • Taxas - Abre uma tela onde o cliente pode selecionar outra taxa ou retirar a atual.

  • Canc. Venda - Irá cancelar a venda por inteiro.

  • Cliente - Mostra os dados do cliente, podendo alterar ou acrescentar novas informações.

Ao clicar no botão de Concluir, o cliente será direcionado a uma nova tela para confirmar os dados.

  • Nessa tela, poderá ser aplicado o desconto a venda, tanto por preço ou por porcentagem (clicando na flag)

  • Alterar a forma de pagamento

  • Caso for Dinheiro poderá ser selecionado o valor informado para que seja calculado o troco.

  • Se o cliente trabalhar com entrega agendada, ele poderá selecionar a data de entrega nessa tela usando o calendário. Caso não queira usar, basta seguir o processo sem alterar nada.

Para finalizar clique em Confirmar. Caso tenha produtos para serem feitos na cozinha ou em outro lugar, serão enviados nesse momento.

Assim que clicar em Confirmar, a venda irá aparecer na tela de mapa com os dados do cliente e o numero da venda. Para entrar novamente na venda e poder expedir ela assim que estiver pronta, basta clicar nela.

A mesma tela de pedido irá aparecer, só que os produtos irão estar com um 'check' informando que já foram lançados anteriormente. Para expedir essa venda basta clicar em Expedir e uma nova tela informando os dados do pedido e perguntando qual será o entregador irá aparecer.

Selecione o entregado e clique em Confirmar.

Depois que o pedido for expedido, ele ficará com a coloração amarelada, informando que aquela venda já foi expedida. Quando for confirmado a entrega, entre na venda e clique em OK.

Lembrando que se for necessário poderá remover a forma de pagamento(basta clicar na que foi lançada) e colocar outra.

Last updated