Ativação e configuração
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Ativação no licenciamento
A primeira etapa é realizar a ativação do módulo na licença OEM, na lista de opções de módulo temos a opção "Balança Auto Serviço", ao selecionar o módulo irá aparecer uma tela perguntando a quantidade de balanças que serão utilizadas:
Informe a quantidade que será utilizada e em seguida clique em "Gravar" e salve as alterações na licença.
Após isso iremos seguir para a instalação do aplicativo e vinculação ao ambiente.
Agora no terminal onde será instalado o aplicativo para pesagem acesse o nosso site de aplicativos da Tablet Cloud e selecione a opção "Balança autônoma", será baixado o apk para instalação no terminal, clique em abrir e assim que finalizar o download, toque em instalar e em seguida "abrir".
Em seguida confirme todos os pedidos de permissões que aparecem na tela, agora clique nos 3 pontinhos na direita acima para realizarmos algumas configurações:
Vá em dados básicos:
E aqui nesta tela iremos preencher alguns dados da licença onde será utilizado a balança, primeiro iremos configurar a parte de de integração:
Nos campos "Usuário OEM" e "Senha de integração API" você deve acessar o seu oem e ir ao lado esquerdo em "Central" -> "Documentação" -> "Integrações" você irá visualizar o seu usuário e senha para colocar nestes campos:
Os campos de "Token", "Código de Grupo" e "Código de Filial" você deve consultar a licença onde será utilizado e copiar os códigos, por exemplo, abaixo em "Dados do licenciamento" é possível consultar o código do grupo e o token:
Já indo ali acima em "Filiais" é possível consultar o código da filial:
Preenchendo todos os dados em tela basta clicar no botão em verde "Baixar base de dados PDV Legal" e irá perguntar se deseja vincular esse terminal, confirme e aguarde a mensagem de aguarde mudar para "Baixar base" novamente.
Mais abaixo temos mais opções para configurar:
Produto seleciona para pesagem automática: Aqui você irá selecionar na lista qual vai ser o produto cadastrado no PDV que irá ser usado para pesagem, lembrando que este produto para aparecer na lista deve estar marcado com a opção "Campo fracionado".
Tipo de produto: Qual o tipo do produto utilizado
Usuário do PDV Legal para operação: Selecione um usuário PDV padrão para a operação.
Modo de operação autoatendimento: Aqui iremos selecionar como será a operação da loja, temos 4 opções de uso:
Impressão de ticket:
Essa operação depende do raspberry e impressora ativas no terminal, neste modo ao terminar de ser feito a leitura do peso na balança, é impresso um ticket com numeração de comanda, onde a mesma é aberta e compartilhada com o PDV pelo raspberry, nessa impressão há também o código de barras que pode ser lido no terminal do PDV para consultar essa comanda.
Usar leitor de código de barras:
Essa operação depende do raspberry e leitor de código de barras, ao colocar o peso na balança será solicitado a leitura da comanda de consumo do cliente, para somente assim confirmar o lançamento do consumo e abertura de comanda. Irá aparecer desta maneira na tela quando solicitar a leitura da comanda:
Usar leitor de código de barras + ticket:
Essa operação depende do raspberry, impressora e leitor de código de barras, basicamente é a junção das opções acima, onde além de ter que ler a comanda é também impresso um ticket de comprovante.
Somente ticket:
Essa operação depende apenas de impressora, essa opção imprime um ticket após a pesagem na balança e neste caso a comanda não é aberta automaticamente para o PDV, por não ter integração via raspberry.
Agora temos a última etapa que será a de informar os dados do raspberry, antes de preencher esta tela verifique se já foi feito a configuração necessário no raspberry conforme o manual anterior.
Após a configuração feita no raspberry no campo de IP coloque o ip do raspberry na rede, em usuário deixe como "root" e em senha deixe "123web", em seguida toque em "teste conexão com o compartilhamento" e caso esteja tudo certo será retornado que a conexão foi feito com sucesso.
Por fim basta tocar em salvar.
Após salvarmos a configuração da tela anterior iremos para a parte de configuração da balança no aplicativo, caso não tenha feito a configuração na própria balança ou tenha dúvida sobre os modelos, consulte a sessão anterior.
Nesta tela temos vários opções de configuração para a balança, configure apenas os campos citados abaixo:
Modelo balança: Selecione o modelo da balança a ser utilizada, para Toledo use barToledo e para Urano use a barUranoPop.
Porta de comunicação: Selecione a porta de comunicação com a balança, em caso de bluetooth geralmente aparece no nome de início como "BTH" igual na print acima ou o mesmo nome que está no pareamento bluetooth do terminal. Em caso de usb irá aparecer com a identificação "USER" e o número da porta usb conectada.
Time Out: Para Toledo use o valor de 5 e da Urano o valor de 30
Em seguida toque em "Teste balança" e veja se teve êxito na comuncicação, se tiver um peso na balança será devolvido o valor dele na tela ou caso não tenha, marque a opção de "Enviar valor do produto para balança" e teste, veja na balança se teve êxito.
Feito a configuração e teste, toque em salvar configuração.
Após realizar a configuração da balança agora iremos ajustar a comunicação com a impressora, nesta tela temos a opção de utilizar impressoras bluetooth, internet ou a interna do terminal.
No tipo de impressora selecione como será o tipo de comunicação com a impressora, em bluetooth seriam impressoras conectadas via bluetooth no terminal, rede são impressoras conectadas via internet e interna seria a impressora interna do terminal onde está instalado o aplicativo.
Em modelo seria para utilizar em impressoras bluetooth ou rede, onde você pode selecionar o driver para comunicação, o driver "GPrinter" funciona com a maiora das impressoras, mas caso não esteja funcionando há outros na lista que podem se adequar a sua impressora.
Em Ip será utilizado para impressoras de rede, onde deve ser colocado o IP que a impressoras está configurada na rede.
Já em opções podemos marcar o "Corta papel" caso a impressora tenha guilhotina, assim ela imprime e já destaca esse papel, temos a opção de "Enviar BEEP" que seria para que a impressora toque um aviso na hora da impressão, isso depende muito do modelo da impressora. Por último temos o "Colunas papel" para selecionar o tamanho da bobina do terminal.
Feito a configuração basta usar o "Teste impressora" para verificar se a impressão ocorreu normalmente, após isso basta tocar em "Salvar configuração" para gravar a configuração de impressora no terminal.
Após a configuração de impressora temos a opção de Personalizar loja, aqui iremos configurar os dados da filial e selecionar uma logo para que saia no ticket após pesagem.
Nesta tela você pode tocar ali em cima na direita em cima em "Baixar dados da filial" para que possa ser consultado no cloud da filial os dados descritos na esquerda, como nome fantasia, CPF ou CNPJ e etc ou pode preencher manualmente. Ali na logo você pode tocar em cima da imagem para anexar uma logo para que seja impresso no ticket do cliente, ao tocar ele irá mostrar a mensagem abaixo sobre os detalhes da logo e tocando em "Sim" você consegue anexar a imagem que está salva no equipamento.
No ticket sairá desta maneira:
Após realizar a configuração basta tocar em "Salvar" na direita e pronto!
Aqui podemos configurar produtos que irão sair impressos no ticket junto da pesagem do prato, para que possa ser cobrado na hora de encerrar o atendimento no caixa. Nesta tela podemos tocar em "Carregar produtos" para que seja consulta os produtos disponíveis na filial.
Após os produtos serem carregados você pode ir na lista ali em "Carregue a lista de produtos", selecione na lista o produto que deseja incluir na impressão e em seguida toque no + na direita para incluir o produto para impressão no ticket. Conforme for adicionando irá listar abaixo os produtos selecionados, você pode tocar no ícone de lixeira caso queira remover algum produto da listagem e por último marque lá em cima na direita que será utilizado a marcação, o ticket sairá desta maneira:
Assim conforme o cliente for consumindo esses itens adicionais poderá ser marcado e cobrado na hora de pagamento no caixa.
Realizado todas as configurações está tudo certo para uso da balança autônoma.