MF-e - Gertec
Last updated
Last updated
Consulte a pagina de cobrança da emissão fiscal clicando aqui
Antes de iniciarmos o processo de ativação do equipamento MF-e Gertec, é necessário que este já tenha sido vinculado ao CNPJ do estabelecimento, utilizando o certificado AC SAT. Para mais informações, verifique o tópico “Vincular equipamento SAT” presente no manual do dispositivo Gertec.
Possuindo todos os dados, acesse a Retaguarda e então Administrativo e Filiais
Caso tenha mais de uma filial, selecione aquela que deseja configurar. A primeira aba a ser preenchida é a Geral. Qualquer dúvida acesse o manual inicial.
Após ter gravado, volte para a a aba Fiscal e clique em Cadastro, na parte inferior direita da sua tela, para gerar o login na plataforma Invoicy. Dica: Não coloque nenhum dado nas chaves Migrate, pois elas serão criadas automaticamente.
Após a criação, o botão Cadastro se tornará Ver dados de acesso. Utilize ele para ver os dados do seu login e senha do Invoicy.
Após concluir essa etapa pode prosseguir com a ativação do MF-e.
Antes de iniciar o processo de reconhecimento e ativação verifique com o contador se o MF-e está vinculado ao CNPJ do contribuinte na Sefaz.
Antes de realizar a ativação é necessário abrir um chamado com o suporte da Tablet Cloud, para cadastramento do equipamento no ambiente da Software House (Tablet Cloud) junto a Sefaz. Necessário informar CNPJ do contribuinte e o número de série do MF-e.
Versão do PDV precisa estar acima da 24.07.01.300.
O MF-e pode ser vinculado apenas a um terminal PDV na licença, já que ele tem uma restrição de comunicação para apenas 1 dispositivo.
O MF-e é conectado diretamente na rede, ou seja, o acesso do terminal PDV é feito via internet.
Não conecte o MF-e ao raspberry, conforme apontado no item anterior ele deve ser ligado apenas na tomada com a fonte que já vem com o dispositivo e o cabo de rede conectado no modem/roteador do local.
Antes de realizar ativação verifique se o serviço está disponível na página de consulta do estado do Ceará: Consultar Serviços.
Caso os serviços não estejam disponíveis aguarde a disponibilidade dentro de algumas horas.
Caso o MF-e já esteja ativo com outra Software House é necessário apenas realizar a troca da chave AC para a que é gerada no cloud na parte fiscal, em "Chave Vínculo AC (SAT)" e solicitar a ao suporte o vinculo deste contribuinte para Software House (Tablet Cloud) que será utilizada no MF-e.
Após o contador realizar o vínculo do MF-e ao CNPJ do contribuinte na Sefaz é preciso realizar abertura de chamado no suporte da Tablet Cloud, informando os seguintes dados:
CNPJ do Contribuinte: Informar o CNPJ do cliente que está vinculado ao MF-e.
Chave de vínculo AC(SAT): Chave gerada no cloud
Solicitar ativação de importação de documentos no invoicy.
Atenção: Só siga para os próximos passos abaixo após o suporte ter realizado e validado o reconhecimento do MF-e na Sefaz.
Para realizar a ativação conecte o equipamento MF-e a um cabo de rede e um cabo usb no computador, ao conectar tudo corretamente o Windows irá abrir uma pasta com os arquivos dentro do SAT:
Caso não aparece a tela de primeira você pode abrir o explorador de arquivos e ir em "Este computador", clique "GERMFE" e irá mostrar a pasta da imagem acima.
Depois de acessado a pasta, entre na pasta "DriverUSB" e execute o instalador "Gertec_Driver_Installer". Após isso volte a vá na pasta "Ativador" e execute o instalador "Ativador Gertec".
Instalado ambos abra o Ativador Gertec e selecione o produto GERMFE e será liberado o painel na esquerda, clique em "Ativação" e em "Ativar":
Preencha o CNPJ do Contribuinte, o código de ativação (Recomendamos usar o padrão 123456789) e confirme novamente o código, confirme se o estado está correto. Feito isso clique abaixo em "Ativar" e aguarde o retorno que foi ativado com sucesso.
Feito a ativação clique em "Associar Assinatura" e preenha da seguinte forma:
CNPJ do contribuinte: Informe o CNPJ do contribuinte .
CNPJ Software House: Coloque o CNPJ da Sofware House Alpha Logo (15.336.489/0001-44).
Código de ativação: Código informado para ativação do MF-e no passo anterior .
Assinatura AC: Copie e cole o código gerado no cloud, no campo de Chave de Vinculo AC(SAT).
Sobre a assinatura AC, para gerar o código acesso a retaguarda do cliente e vá em Administrativo -> Filiais -> Ícone de lápis ao lado direito da licença do cliente -> Fiscal -> desça a página, clique no botão "Gerar Chave", será criado um código no campo e agora é só clicar 2 vezes com o mouse e copiar e colar o código no campo de "Assinatura AC" no ativador.
Feito isso clique em "Associar assinatura" no ativador e aguarde a mensagem que foi associação com sucesso.
Após ter realizado todo esse processo desligue o MF-e e conecte o cabo de rede no modem/roteador, retire o cabo USB e conecte a fonte ao MF-e, ligue na tomada e mantenha ligado para que possa ser configurado e utilizado no PDV.
Com o processo de ativação do MF-e concluído agora vamos configurar o terminal PDV para emissão de cupom fiscal, lembrando que como mencionado anteriormente o MF-e somente 1 terminal se comunica via rede com o MF-e para emitir cupom fiscal. Acesse o cloud do cliente e vá em Administrativo -> Filiais -> Ícone de lápis ao lado direito da licença do cliente -> Meus terminais e edite o equipamento que irá ficar responsável pelo MF-e no ícone de lápis.
Nessa tela de configuração coloque:
Nome: Coloque o nome do equipamento.
Utiliza SAT: Marque como "Sim".
Série: Informe aqui o número de série do MF-e, é possível consultar na etique abaixo do sat e esse dado é OBRIGATÓRIO preencher, pois sem isso a emissão do cupom fiscal não irá funcionar.
Marca: Marca do sat utilizado.
Código de segurança: Informar o código cadastrado na ativação do MF-e.
Feito o preenchimento bastar clicar em "Gravar equipamento" e no terminal vá na tela inicial do app nos 3 pontinhos na direita acima e vá em baixar tabelas -> continuar.
Após terminar de atualizar vá em configurar -> parâmetros do sistema -> deslize até as opções finais e marque a opção "Define conexão SAT" para LAN e toque abaixo em Salvar.
Pronto, tudo está perfeitamente configurado para emitir o cupom fiscal, após emitir veja se o cupom fiscal está no invoicy e consulte o mesmo na sefaz do estado.