Acerto de Caixa

Antes de começar

O Acerto de Caixa é utilizado para que, através da nuvem, possamos confirmar os valores recebidos no PDV por meio das formas de pagamento.

A função é um sinônimo de Fechamento de Caixa, por isso é sempre importante efetuá-lo para podermos alimentar as contas bancárias do sistema. Em outras palavras, devemos fazer o Acerto de Caixa todos os dias para manter nossos relatórios completos.

Com o a criação de acertos de caixas alimentaremos nossas contas bancárias com as características do plano de contas, por isso é importante manter todas as informações corretas.

Nesta tela, a plataforma nos mostra com uma bolinha cinza os dias que efetuamos vendas no PDV e bolinhas verdes representam dias em que já foram criados acertos.

Fazendo Acerto de Caixa

Selecione um dia para iniciarmos. Importante notar que só é possível realizar o acerto de caixa de um dia anterior, não podemos fazer essa rotina do dia de hoje.

Ao selecionar um dia, uma nova janela será exibida. Clique em Criar na filial que deseja realizar o acerto de caixa do lado direito da sua tela.

Após ter clicado em “Criar”, será redirecionado a tela de acerto. Aqui são reunidas todas as informações de recebimento do PDV para o dia selecionado. Por exemplo, houve R$37,50 em vendas no Debito, R$90,01 em vendas no Dinheiro e R$53,65 vendas no Crédito.

Acerto de Caixa considerando D+1

Caso o estabelecimento trabalhe com um horário que abrange mais de um dia, o ideal é que seja utilizado o acerto de caixa considerando D+1. Exemplo: estabelecimento que opera das 20:00 ás 05:00.

Para configurar o sistema para que isso aconteça, primeiro configure a forma de pagamento desejada (normalmente são forma de pagamento não digitais) para considerar mais de um dia.

Vá no Cloud> Administrativo> Formas de Pagamento> Selecione uma forma de pagamento> Mude a opção Dias acerto de caixa para DIA ATUAL MAIS UM DIA.

Depois que mudar a forma de pagamento, precisamos mudar a configuração da Filial. Vá no Cloud> Administrativo> Filiais> Selecione a filial> Parâmetros> Desça a tela. Dica: Essa configuração é por filial, então mesmo que mude na forma de pagamento o sistema só vai considerar caso a opção na filial seja habilitada.

Nessa tela iremos definir a hora de corte. Usando o exemplo anterior, aqui precisa configurar para as 05:00 para que o sistema reconheça esse período como um só.

Após ter configurado, o sistema irá exibir durante o acerto de caixa os pagamentos conforme as regras acima explicadas e exibirá quais delas estão com D+1. Em outro exemplo, temos um acerto que irá considerar D+1. Vemos que apenas DINHEIRO que tem esta configuração foi considerado tendo a hora de corte padrão como 00:30 hrs.

Então para DEBITO e CREDITO o sistema somou todos os RECEBIMENTO do dia 10/03/2022 que ocorreram das 00:00 as 23:59 hrs.

Para DINHEIRO o sistema somou todos os RECEBIMENTOS do dia 10/03/2022 que ocorreram a partir das 00:31 hrs ate o dia 11/03/2022 às 00:29 hrs.

Depois dessa tela o acerto de caixa segue a forma convencional.

Contas e Categorias

Nesta etapa, devemos informar à plataforma qual a direção das receitas e despesas. Registre quais são as categorias dos recebimentos/pagamentos (no caso das taxas ou faltas de caixa) e à quais contas eles pertencem.

Ex.: Dinheiro – Categoria Venda de Mercadorias, R$90,01 serão direcionados à conta “Caixinha”.

Ao final da operação, clique em “Finalizar Acerto”.

Obs: As categorias de cada forma de pagamento, contas, taxas e prazo para recebimento podem ser pré-selecionadas na forma de pagamento indo no menu da esquerda em Administrativo -> Formas de pagamento PDV e clicando no ícone de lápis ao lado direito da forma de pagamento:

Registrar Pagamentos e Recebimentos

Quando terminamos uma operação de Acerto de Caixa, precisamos registrar o recebimento deste dinheiro e também o pagamento (no caso de faltas de caixa ou taxas de cartão).

Essas movimentações vão para as telas de “Contas à Receber” e também “Contas à Pagar”. Acesse “Financeiro”.

Neste exemplo, usaremos “Contas à Receber”.

Podemos observar nesta tela todos os recebimentos pendentes.

Para efetivar um recebimento, clique no “Checkbox” das contas desejadas e então em Receber.

A próxima tela serve para indicar um código de pagamento, alterar data ou conta. Além disso, também é possível inserir uma observação.

Conforme vimos, este conceito que acabamos de aprender também se aplicará para o caso de faltas de caixa e taxas de cartão, porém serão direcionados ao campo contas a pagar.

Ao final, não se esqueça de clicar em Gravar.

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