Ordem de Produção
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O controle de estoque é uma área muito importante de uma empresa, grande ou pequena, pois é através dele que ela será capaz de prever o quanto que será necessário comprar no próximo pedido ao fornecedor, além de fornecer informações úteis sobre as vendas.
Nesta aula, veremos a rotina Ordem de Produção.
Antes de começar a vincular os insumos ao produto, entre no cadastro dele e vá até a Configuração> Baixa estoque> Precisa estar configurado para Baixa ele mesmo ou Baixa Composição.
Na aba Composição> vá até a opção Produto estocável selecione o item que será vinculado ao produto, depois coloque a quantidade que será usada e se irá baixar ou não esta quantidade no estoque, por fim clique em GRAVAR para o insumo ser vinculado ao produto.
Obs: Nesse caso vamos fazer uma receita para coxinha de frango.
Legenda dos campos dessa pagina:
1 – É quanto essa composição irá render ao ser finalizada. Por exemplo: Essa receita de coxinha irá render 100 coxinhas se for feita.
2 – Essa coluna é sobre a quantidade total que o produto irá usar desse insumo. Por exemplo: 9 quilogramas para 100 coxinhas.
3 – Custo total referente a quantidade deste insumo. Por exemplo: 9 quilogramas custa 27 reais.
4 – Essa coluna é sobre a quantidade unitária que o produto irá usar desse insumo. Por exemplo: 0,90 gramas para uma unidade.
5 – Custo unitário referente a quantidade unitária desse insumo. Por exemplo: 0,090 gramas custa 0,27 centavos.
Obs: Lembrando que para aparecer o custo total e unitário, os insumos precisam ter tido uma entrada de produtos antes.
Outros campos dessa pagina:
1 – É o valor de venda do produto e o custo unitário.
2 – É o calculo que o sistema faz considerando o valor de venda menos o custo unitário deste produto.
Depois de ter configurado o produto, entre em Estoque> Movimentação de estoque> Opções> e selecione a opção de Ordem de produção
Na ordem de produção, escolha a filial que onde será feito a operação. Depois escolha o(s) produto(s) e quanto pretende produzir. Seguindo o cadastro do produto COXINHA FRANGO FT, ao invés de fazermos 100 unidades como a receita sugere, iremos fazer 50. Clique em Adicionar produto.
Legenda dos campos dessa pagina:
1–Ao ser acionado faz o processamento definitivo da ordem de produção, inserindo ao produtos produzidos no estoque e retirando os insumos utilizados para produzi-los. Atenção - deve ser usado depois do(s) produto(s) serem produzidos.
2– Imprime a ordem de produção completa.
3– Calcula os insumos com base na quantidade de produtos a produzir, baseado na composição (ficha técnica) cadastrada.
4– Quantidade calculada baseado na composição do(s) produtos(s) a serem produzidos.
5 - Quantidade realmente usada. Durante o processo perdas de insumos é normal, por isso pode ser alterado antes de produzir.
6 - Quantidade do insumo no estoque.
Logo após, os insumos que vinculamos anteriormente será apresentados na tela mostrando o quanto iremos usar para uma receita de 50 unidades de coxinha.
Nesse caso vamos primeiro imprimir a receita para o cozinheiro. Clique em imprimir e uma nova tela irá aparecer. Depois disso enquanto o produto fica pronto, volte a tela.
Na tela de Estoque podemos ver que a ordem de produção está sendo feito, mas ainda não foi concluída. Assim que o produto for produzido, clique na caneta e entre novamente na nessa ordem de produção.
Assim que abrir a tela o cliente terá a possiblidade de alterar a quantidade que foi realmente usada de cada insumo. Nesse caso vamos supor que meio tomate estava machucado e o cozinheiro optou por pegar a metade de outro. Por isso que a quantidade saiu de 1 para 1,5.
Depois de alterar as quantidades necessárias clique em Produzir e confirme. Assim que que for concluído na tela de movimentação de estoque aparecerão: a produção concluída, uma entrada de produtos (as 50 coxinhas que foram fabricadas) e a saída dos insumos usados.