Entrada de Estoque
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
Antes de iniciar, valide se a licença já está habilitada com o módulo de serviço
O controle de estoque é uma área muito importante de uma empresa, grande ou pequena, pois é através dele que ela será capaz de prever o quanto que será necessário comprar no próximo pedido ao fornecedor, além de fornecer informações úteis sobre as vendas. Na imagem podemos ver as seguintes opções
1) Registre uma entrada de estoque. Pode realizar através da XML da NF-e
2) Rotina para saída de estoque. Ex: Produtos com defeitos ou consumido
3) Rotina usada para transferência de produtos entre suas lojas dentro do sistema
4) Acerto de estoque para ajustar um inventário ou baixa de produtos não consumidos.
Nesta aula, veremos a rotina de Entrada.
Existem duas formas para alimentar o seu estoque no sistema, através de importação de XML ou manualmente. Iniciaremos com a Entrada Simples.
Abaixo temos a descrição dos campos da nota de entrada.
Lembrando que para adicionar um item selecione digitando o nome, depois digite a quantidade de compra e o total dos itens (valor). Por fim clique em ADICIONAR PRODUTO.
Para finalizar a operação basta clicar em CONFIRMAR OPERAÇÃO no final da pagina. Também será apresentado a tela para enviar a operação para o financeiro caso o cliente tenha o modulo financeiro.
Ao receber a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no seu e-mail, salve a XML anexa em seu computador. Clique em “Escolher arquivo” e “Ler Arquivo”.
A seguir, o procedimento é semelhante à entrada simples de estoque. Basta vincular os produtos do XML aos produtos já cadastrados em sua base e concluir a operação da mesma maneira.
O manifesto do destinatário é um processo utilizado relacionado ao controle e confirmação do recebimento de mercadorias ou serviços, por meio de validação da NF-e emitida pelo fornecedor ao CNPJ do destinatário. O Destinatário consegue indicar um evento naquela nota emitida para o CNPJ dele, como por exemplo, se a nota realmente é dele e deu tudo certo, se a nota pertence a ele mas houve algum problema com a mercadoria recebida e a operação não foi concluída com o fornecedor ou até mesmo indicar que aquela nota foi emitida indevidamente para ele.
Para utilizar basta acessar o seu ambiente da retaguarda e ir em Estoque -> Movimentação -> Opções -> Entrada:
Selecione a filial onde será feito essa entrada e perceba que após irá aparecer uma mensagem indicando a opção de usar o manifesto do destinatário para realizar a entrda:
Clique na mensagem ou pode ir diretamente ali na parte de cima em "Importar XML", será exibido essa tela:
Na esquerda acima temos o botão "Buscar Notas Migrate" que serve para consultar se há alguma nova nota emitida contra o seu CNPJ, caso tenha ele irá adicionar na listagem, caso não irá acusar que não há notas novas na consulta. Lembrando que a consulta é feita de forma automática por 4 vezes ao dia com a SEFAZ.
Na direita temos um ícone de interrogação, clicando nele irá listar o que significa cada coluna nesta tela caso tenha alguma dúvida e por último temos a importação manual de XML, que serve para selecionar um XML que tenha no seu computador para já realizar a entrada de estoque caso não queria esperar a nota constar na listagem ou caso a nota tenha sido emitida para outro CNPJ ou um CPF.
Status: A coluna "Status" representa o status da nota fiscal na SEFAZ do estado do fornecedor que emitiu a nota fiscal.
CPF/CNPJ: A coluna "CPF/CNPJ" representa o documento do fornecedor que emitiu a nota fiscal.
Nome do Emissor: A coluna "Nome do Emissor" representa o nome do fornecedor que emitiu a nota fiscal.
Número: A coluna "Número" representa o número da nota fiscal emitida pelo fornecedor, e também a funcionalidade que permite a visualização da DANFE daquela nota fiscal.
Série: A coluna "Série" representa a série da nota fiscal emitida pelo fornecedor.
Modelo: A coluna "Modelo" representa o modelo da nota fiscal emitida pelo fornecedor.
Valor: A coluna "Valor" representa o valor da nota fiscal emitida pelo fornecedor.
Emissão: A coluna "Emissão" representa a data de emissão da nota fiscal emitida pelo fornecedor.
Ciência: A coluna "Ciência" representa a data em que o evento CIÊNCIA DA OPERAÇÃO, foi enviado para a SEFAZ do estado do fornecedor que emitiu a nota fiscal, ou seja, é o evento que indica a SEFAZ que você reconhece a nota fiscal, porém ainda precisa verificar se de fato ela é destinada ao seu CNPJ.
Confirmação: A coluna "Confirmação" representa a data em que o evento CONFIRMAÇÃO DA OPERAÇÃO, foi enviado para a SEFAZ do estado do fornecedor que emitiu a nota fiscal, ou seja, é o evento que indica a SEFAZ que você reconhece a nota fiscal, e confirma que, de fato, ela é destinada ao seu CNPJ.
Não Realização: A coluna "Não Realização" representa a data em que o evento OPERAÇÃO NÃO REALIZADA, foi enviado para a SEFAZ do estado do fornecedor que emitiu a nota fiscal, ou seja, é o evento que indica a SEFAZ que você não reconhece a realização da operação daquela nota fiscal, ou seja, a nota é destinada ao seu CNPJ, porém algo deu errado na operação, como extravio da mercadoria por exemplo.
Desconhecimento: A coluna "Desconhecimento" representa a data em que o evento DESCONHECIMENTO DA OPERAÇÃO, foi enviado para a SEFAZ do estado do fornecedor que emitiu a nota fiscal, ou seja, é o evento que indica a SEFAZ que você não reconhece a nota fiscal, ou seja, a nota não é destinada ao seu CNPJ.
Eventos: A coluna "Eventos" representa todos os eventos de MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO, operação que diz para a SEFAZ do estado do fornecedor que emitiu a nota fiscal, qual a situação da nota perante o seu CNPJ.
Importar: A coluna "Importar" possui a funcionalidade de IMPORTAÇÃO do XML da nota fiscal, possibilitando a automação da tarefa de importar o XML manualmente para estoque e contas a pagar.